11/05/2018

Cohapar assina contratos para a construção de 48 moradias para famílias quilombolas de Lapa

Casas fazem do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e serão construídas com recursos do Governo do Paraná, Governo Federal e município.

Quarenta e oito famílias de quilombolas residentes na área rural de Lapa, na região metropolitana de Curitiba, assinaram nesta quinta-feira (10) os contratos de construção de suas novas moradias. As unidades receberão cerca de R$ 1,5 milhão em recursos do Programa Nacional de Habitação Rural, em uma parceria do Governo do Paraná com o governo federal e a prefeitura.

Segundo o superintendente de Programas da Cohapar, Kerwin Kuhlemann, por deliberação da governadora Cida Borghetti a companhia continua comprometida com a ampliação dos projetos de habitação de interesse social como a comunidade beneficiada na Lapa. “Essas famílias são de uma comunidade quilombola que moravam em lugar bem afastado e de difícil acesso, mas nos temos através da Cohapar todas as condições de atender essas famílias tanto com assistência técnica, na construção destas casas quanto no acompanhamento social como determinou a governadora”, afirma o superintendente.

A participação do Governo do Estado envolve a assessoria técnica da Cohapar, responsável pela elaboração do projeto arquitetônico das moradias. A Secretaria da Agricultura e Abastecimento e a Emater também participam ativamente do processo no acompanhamento social dos beneficiários, do cadastro e seleção dos beneficiários até a pós-ocupação das moradias.

BENEFÍCIOS – Pelo projeto, cada família recebe subsídios de R$ 34.200 para a compra do material de construção e pagamento da mão de obra. Com isso, elas arcam apenas com 4% do valor do imóvel, dividido em quatro prestações anuais de R$ 342.

Presente na assinatura, o prefeito da Lapa, Paulo Furiati, agradeceu pelo apoio do Governo do Paraná, que segundo ele é essencial para a viabilização de aquisições para o setor “Nos temos uma deficiência enorme de moradias, são pessoas que vivem em situação precária e agora com esse programa terão uma melhora na qualidade de com a oferta de condições dignas de moradia”, comenta.

O evento também contou com a presença das famílias beneficiadas, com superintendente de Relações Institucionais da Cohapar, Gastão Bastos e o gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal da Lapa, Rafael Jumo da Conceição.