05/06/2018

Agricultores familiares de Apucarana recebem novas casas

Imóveis foram construídos em uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal e a prefeitura e receberam R$ 171 mil de investimentos.

Seis famílias de pequenos produtores rurais de Apucarana, no Vale do Ivaí, receberam nesta segunda-feira (4) as chaves de suas novas moradias. A entrega foi feita por representantes da Cohapar, Banco do Brasil e da prefeitura, parceiros no projeto, que contou com investimentos de R$ 171 mil do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Nesta etapa foram beneficiados moradores dos distritos de Xaxim, Correia de Freitas, Barreiro e Pirapó.

O PROJETO - Os agricultores beneficiados possuem renda anual de até R$ 17 mil e receberam subsídios de R$ 28.500 para a compra do material e o pagamento da mão de obra para a construção das moradias. Com os aportes do poder público, cada família arcará com apenas 4% do valor, dividido em quatro prestações de R$ 285 ao ano.

As unidades possuem 47 metros quadrados, dispostos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço interna. O projeto construtivo foi elaborado pela Cohapar, que também foi responsável pela fiscalização das obras e acompanhamento social das famílias, em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento e a Emater.

De acordo com o chefe do escritório regional da Cohapar em Apucarana, Jamil Burihan Junior, o esforço conjunto dos órgãos estaduais demonstra a atenção dada pela atual gestão ao setor habitacional. “A governadora Cida Borghetti está dando continuidade à política de fortes investimentos em habitação popular e todos os órgãos envolvidos estão focados na viabilização destes recursos”, afirma.

Participaram da entrega o prefeito de Apucarana, Beto Preto, o gerente local da Emater, Geraldo Maronezi, o gerente da agência local do Banco do Brasil, Everaldo Dal Piva de Lima, os secretários municipais da Fazenda, Marcello Augusto Machado, e de Governo, Laércio de Moraes.