03/07/2018

Conjunto com 40 casas para idosos será construído em Piraquara

Projeto faz parte do programa Morar Bem Paraná Terceira Idade, do Governo do Estado, e será construído em uma parceria da Cohapar com a prefeitura e a iniciativa privada.

A cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, será uma das primeiras do estado a receber um conjunto de moradias do programa Morar Bem Paraná Terceira Idade. O projeto, que prevê a construção de 40 moradias, será desenvolvido em uma parceria da Cohapar com a prefeitura, cujos detalhes foram discutidos nesta terça-feira (3) durante visita do prefeito, Marcus Tesserolli, à sede da empresa.

Segundo o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, a iniciativa faz parte de uma estratégia estabelecida pela governadora Cida Borghetti que prioriza o atendimento à população idosa. “Este é um programa inovador, que além da construção de casas, prevê a oferta de toda a infraestrutura de saúde, segurança e assistência social para o atendimento das necessidades do público beneficiado”, afirma.

O próximo passo, segundo o prefeito, é o repasse da área disponível para as obras do município para a Cohapar. “Estamos acertando os últimos detalhes técnicos dos lotes disponíveis para que ele seja doado à companhia e possamos prosseguir com a contratação do projeto”, informa Tesserolli.

NOVOS EMPREENDIMENTOS – Além dos idosos, outros moradores de Piraquara que também estão à procura de uma casa própria podem participar de outro projeto com 56 casas populares que será construído na cidade.

Orçado em R$ 4,2 milhões, o empreendimento será financiado pela Cohapar com recursos do tesouro estadual, o que permitirá a redução dos custos de financiamento e mais facilidades para o pagamento das prestações.  O edital de licitação que definirá a construtora responsável pela execução das obras será aberto em 6 de agosto.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem acessar o site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro e fazer a inscrição ou atualização de cadastro. Dessa maneira, além de estarem pré-habilitados no processo, os inscritos serão chamados para a apresentação do projeto e coleta da documentação necessária.

MORAR BEM PARANÁ TERCEIRA IDADE – O programa prevê a construção de condomínios exclusivos para idosos, com infraestrutura complementar como espaços de convivência, atenção à saúde e áreas de lazer. A Cohapar contrata empresas para execução das obras e fiscaliza todas as etapas de construção dos conjuntos, enquanto as prefeituras cuidam do atendimento e manutenção dos serviços públicos ofertados. Os moradores pagam um aluguel social entre R$ 50 e R$ 150 por mês.

Além de Piraquara, a governadora já anunciou a construção de casas do Morar Bem Paraná Terceira Idade em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, e em Foz do Iguaçu, na região Oeste. Há tratativas com outros municípios que devem ser anunciadas ao longo das próximas semanas.

Participaram da reunião o vereador de Piraquara Ghiovanny Lorusso e o assessor da Cohapar Gil Lorusso.