06/11/2018

Prefeito de Nova Esperança solicita apoio da Cohapar para construção de novas casas populares

Com 133 moradias em construção na cidade, órgãos estudam a viabilidade técnica para construção de um novo empreendimento com 137 novas unidades financiadas pelo Governo do Estado.

A assesora da presidência da Cohapar, Jocely Loyola, e o prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti, estiveram reunidos nesta terça-feira (6) na sede da empresa, em Curitiba, para tratar da ampliação das parcerias entre os órgãos na construção de casas populares. Com 133 imóveis em fase de obras na cidade, o prefeito solicitou o apoio do Governo do Estado para a contratação de um novo projeto com outras 137 unidades.

De acordo com Olivatti, que estava acompanhado de assessores da prefeitura, o município ainda possui uma grande demanda represada de famílias em busca de casa própria. “São pessoas que pagam aluguel ou vivem em condições precárias e precisam do apoio do poder público para mudar esta realidade”, afirma. “Contamos com o apoio do governo estadual para suprir esta necessidade”, completa o prefeito.

Com a inviabilidade de que o empreendimento seja custeado com recursos federais, a solução estudada é de que a construção seja financiada pela própria Cohapar com recursos oriundos do tesouro estadual. “A companhia está retomando a sua carteira própria de mutuários gradativamente para ter mais autonomia financeira e como uma alternativa aos programas federais, que se tornaram mais escassos nos últimos anos”, argumenta Jocely.

Atualmente, a equipe técnica da empresa atua na elaboração do projeto construtivo, que deverá ser dividido em três etapas, para posterior publicação do edital de licitação para as construtoras interessadas na execução das obras. Pelo novo modelo licitatório utilizado pela companhia, o valor estimado a ser investido no empreendimento só será revelado após a abertura das propostas das concorrentes.

“Será escolhida a construtora que apresentar o menor preço, desde todos os critérios de habilitação estipulados pelas políticas nacional e estadual de habitação sejam atendidos, a ser avaliado por uma comissão da Cohapar”, explica a assessora da Cohapar.

COMO PARTICIPAR – Quem deseja adquirir uma casa da Cohapar em Nova Esperança deve fazer a inscrição no site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro. A partir do cadastramento, o cidadão estará habilitado em participar dos processos seletivos e será avisado sobre novos empreendimentos que se enquadrem no seu perfil socioeconômico.