20/12/2018

Assinados os contratos para a construção dos primeiros Condomínios da Terceira Idade do Paraná

Projetos elaborados pela Cohapar envolvem investimentos de R$ 8,1 milhões para a construção de 40 moradias em Foz do Iguaçu e outras 40 em Jaguariaíva.

O presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, assinou nesta quarta-feira (19) os contratos para a construção dos primeiros condomínios voltados ao atendimento da população idosa do Paraná. Nesta primeira etapa, serão dois conjuntos habitacionais, com 40 imóveis cada, a serem construídos nos municípios de Foz do Iguaçu, na região Oeste do estado, e Jaguariaíva, nos Campos Gerais.

A assinatura aconteceu durante a inauguração da Galeria de Presidentes da Cohapar e marca a conclusão dos processos licitatórios conduzidos pela companhia, que tiveram como vencedoras as construtoras Guilherme, no caso de Foz do Iguaçu, e Pizolato, em Jaguariaíva. Elas serão responsáveis pela execução das obras, que receberão investimentos de R$ 8,1 milhões da Cohapar por meio do programa Morar Bem Paraná Terceira Idade.

O PROJETO – Os condomínios contarão com casas de um quarto para idosos solteiros ou casais, além de sala de estar, cozinha, banheiro e área de serviço adaptados às necessidades dos futuros moradores. Também haverá alojamentos temporários para que familiares possam pernoitar ao fazer visitas aos idosos.

Os condomínios contarão ainda com uma infraestrutura completa de saúde, assistência social e lazer integrados às residências. O atendimento aos futuros moradores será prestado por funcionários públicos municipais e estaduais, em parcerias firmadas com as prefeituras.

O prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, declarou estar orgulhoso de participar de um dos projetos piloto do programa. “Estivemos na Paraíba com a equipe técnica da Cohapar, onde conhecemos um projeto semelhante a este. Depois disso conseguimos o terreno e Cohapar preparou a licitação. É uma soma de trabalhos, somos muito gratos ao Governo do Estado por esse projeto ser instalado pioneiramente em Jaguariaíva”, afirmou o gestor.

LOCALIDADES BENEFICIADAS – Além de Foz do Iguaçu e Jaguariaíva, existem licitações em andamento para a construção de empreendimentos nos mesmos moldes em Cornélio Procópio, Irati, Jaguariaíva, Prudentópolis e Telêmaco Borba.

Há também a previsão de construção de condomínios menores, com dez unidades cada, em pequenos municípios paranaenses. “Foi um projeto que iniciamos em abril, quando a governadora assumiu. Hoje estamos com seis condomínios já licitados e mais quatro na esteira para a próxima gestão”, explicou Justus. “Em pouco mais de oito meses conseguimos os terrenos, elaboramos os projetos, arrecadamos os recursos, licitamos e hoje assinamos os contratos com os municípios”, disse.