21/12/2018

Famílias de Mandaguari realizam o sonho da casa própria

Entrega de 28 casas marca a conclusão do projeto Minha Casa Minha Vida Sub 50, que beneficiou 50 famílias carentes da cidade com o repasse de imóveis de forma gratuita.

famíliasVinte e oito famílias que viviam em condições precárias e áreas de risco em Mandaguari, na região Noroeste do Paraná, receberam nesta quinta-feira (20) as chaves de suas novas moradias. Elas foram beneficiadas por um projeto do programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade Sub 50, que atende municípios com menos de 50 mil habitantes.

As unidades entregues agora marcam a conclusão de um projeto maior, com 50 moradias, elas estão distribuídas em quatro bairros: Conjunto Habitacional Paulo Pimentel (15), Jardim Social (21), Jardim Delgado (7) e Conjunto Habitacional Ernesto Trolezzi (7).

“Devido à desistência da construtora originalmente licitada para a execução das obras, o cronograma passou por atrasos”, explica o chefe do escritório regional da Cohapar em Maringá, Djalma Timóteo.  Mesmo assim, o momento foi de alegria para as famílias beneficiadas, que deixam as antigas residências irregulares, construídas em condições precárias ou em áreas impróprias, e passam a ter uma casa própria.

Como o público é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade social, os recursos aplicados na construção do empreendimento, de R$ 2,4 milhões, foram utilizados para subsidiar integralmente os imóveis. Com isso, os moradores não pagarão nada pela conquista do novo lar.

Além de um aporte de recursos para a conclusão das obras, a participação do Governo do Estado envolveu parcerias da Copel e Sanepar para instalação subsidiada das redes de energia elétrica, água e esgoto. À Prefeitura de Mandaguari, coube a doação dos terrenos para construção das residências, além da mão de obra para obras de infraestrutura dos lotes.

BALANÇO – Além das 50 unidades concluídas nesta semana, Mandaguari já havia sido beneficiada com a entrega de outras 145 casas populares nos últimos quatro anos. Os projetos somam R$ 7,5 milhões de investimentos federais, estaduais e municipais em prol da população.

O evento contou com as presenças do prefeito, Romualdo Batista, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jocelino Tavares, os vereadores Sebastião Alexandre da Silva, João Jorge Marques e Marcia Serafini, secretários municipais e representantes da Sanepar.