Notícias

12/02/2019

Cohapar e prefeitura aguardam liberação de recursos federais para a construção de 29 casas rurais em Centenário do Sul

Documentação das famílias a serem atendidas foi coletada por equipes do município e da companhia, em parceria com a Emater, e aprovadas pela União. Início das obras depende da liberação de R$ 1 milhão do Programa Nacional de Habitação Rural.

Centenário do SulO presidente da Cohapar, Jorge Lange, e o prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicacio, estiveram reunidos nesta segunda-feira (11) na sede da empresa, em Curitiba. Eles conversaram sobre um projeto que prevê a construção de 29 novas moradias rurais no município, na região de Norte do Paraná.

A iniciativa foi desenvolvida de forma conjunta pelo Governo do Estado e a administração municipal, que realizaram a coleta dos documentos das famílias de pequenos produtores agrícolas que serão beneficiadas com as casas. O processo foi encaminhado para Brasília e aprovado pelo Ministério das Cidades, que atualmente integra a estrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O início efetivo das obras depende agora da liberação de aproximadamente R$ 1 milhão do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O dinheiro é repassado de forma parcelada às famílias para a compra do material de construção e pagamento da mão-de-obra, com o acompanhamento técnico da Cohapar, Emater e prefeitura.

De acordo com Lange, o projeto construtivo foi desenvolvido pela equipe da Cohapar, o que facilita a viabilização dos investimentos. “Os padrões de arquitetura e engenharia atendem aos critérios pré-estabelecidos pelo PNHR, o que dá mais agilidade à contratação”, explica o presidente da companhia.

Além das 29 casas aprovadas, um segundo projeto com outras 14 unidades continua aguardando a avaliação do Governo Federal. “Conforme determinou o governador Ratinho Junior, a Cohapar está dando todo o apoio necessário aos municípios para obter estes investimentos junto ao Governo Federal”, informa Lange.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem