Notícias

30/05/2019

Técnicos municipais da região Sul são capacitadas em sistema para mapeamento de demandas habitacionais do Paraná

Treinamentos foram ministrados pela Cohapar em Francisco Beltrão e Guarapuava nesta semana. Ferramenta digital criada pela companhia permite o cruzamento de dados detalhados sobre os principais problemas das 399 cidades paranaenses para a atualização do Plano Estadual de Habitação.

A Cohapar realizou nesta quarta-feira (29), em Guarapuava, um treinamento sobre o sistema de necessidades habitacionais da empresa com a participação de técnicos de 40 prefeituras das regiões Sul e Centro-Sul do Paraná. A ferramenta informatizada será utilizada em conjunto pelos órgãos municipais e o Governo do Estado para a atualização do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS-PR).

Antes, na terça-feira (28), o treinamento foi promovido na regional de Francisco Beltrão, responsável pela coordenação de projetos habitacionais da Cohapar em 43 cidades da região Sudoeste do estado. Esta é a penúltima semana de capacitações, que serão concluídas na próximo quinta-feira (6), em Ponta Grossa. 

SISPEHIS – Chamado de Sistema de Informações Sobre Necessidades Habitacionais (SISPEHIS), a ferramenta está disponível de forma online às prefeituras, que indicam os técnicos que farão a inserção e atualização dos dados. Nele, são colocadas informações quantitativas e qualitativas sobre o déficit habitacional, além de fotos e dados de geolocalização para um mapeamento detalhado dos problemas e demandas identificadas em cada localidade.

Segundo a idealizadora do SISPEHIS na Cohapar, Bernardeth Dickow, que ministrou os cursos, o Paraná é atualmente o único ente federativo que possui uma ferramenta deste porte para traçar um diagnóstico completo sobre as condições de moradia da sua população. “Com a participação efetiva das prefeituras, temos grande precisão nas informações, que serão posteriormente fornecidas a todos os cidadãos, o que torna o SISPEHIS um modelo nacional neste sentido”, afirma.

O objetivo é que os dados dos 399 municípios paranaenses sejam compilados para traçar um diagnóstico completo do estado e, assim, estabelecer prioridades de investimentos para o setor nos próximos anos. Os dados serão analisados e posteriormente divulgados ao público pela companhia de modo a construir o novo PEHIS-PR, cuja última atualização aconteceu em 2015.

TRANSPARÊNCIA – Desde a última atualização do plano, em 2015, o sistema passou por diversas melhorias técnicas para facilitar o uso por parte dos técnicos municipais e também dos cidadãos interessados em consultar os dados do plano. Entre elas, o destaque é para a possibilidade de consulta das informações detalhadas de cada município e do mapeamento das demandas de todo o Paraná de forma autônoma. Para isso, basta acessar o site www.cohapar.pr.gov.br/pehis.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem