Notícias

29/07/2019

Cohapar entrega escrituras de propriedade a famílias de Arapongas

Documentos que permitem o registro do imóvel em cartório são emitidos por meio do programa de Escrituração Direta da Cohapar, com menos burocracia e custos que não chegam à metade do valor cobrado normalmente pelo serviço. Oportunidade vale para mutuários, compradores ou pessoas residentes a mais de cinco anos em casas financiadas pela companhia.

 Técnicos da Cohapar entregaram as escrituras de propriedade a 15 famílias de Arapongas no auditório da prefeitura na última quinta-feira (25). A ação faz parte do programa de Escrituração Direta, que oferece o serviço com condições facilitadas e custos reduzidos para que mutuários, compradores ou ocupantes de imóveis da companhia possam ter o registro de propriedade em seus nomes.

Apenas em Arapongas, o potencial de atendimento chega a 2.910 famílias. Este é o número de contratos com financiamento imobiliário quitados na cidade e cujos moradores podem dar entrada no pedido de escrituração. Estão aptos a participar os moradores dos conjuntos habitacionais José Bretas Cupertino, Semiramis B. Braga, Padre Chico, Jardim Tropical, Moradias Juriti, Flamingos, Ulisses Guimarães, João de Barro, Mario Ribeiro Rezende, Corina B. Pugliese (1ª fase) e Aline Tatiane Ferison, no Distrito de Aricanduva.

Normalmente, o serviço de escrituração pode custar mais de R$ 5 mil entre custas com cartórios e eventuais demandas jurídicas, em especial quando os moradores não são mais os titulares dos contratos de financiamento. “Quem opta pelo programa da Cohapar pagará, pelo mesmo documento, apenas R$ 478, que pode ser pago à vista ou parcelado em quatro meses”, explica o coordenador regional da companhia Aparecido Rocha.

COMO PARTICIPAR – Quem ficou interessado pelo programa deve entrar em contato com o escritório regional da Cohapar em Apucarana. O atendimento é prestado de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 na Rua Coronel Luiz José dos Santos, 503, no Bairro 28 de Janeiro, em Apucarana, ou pelo telefone (43) 3308-3150.

Em fase inicial de oferta, o escritório da companhia já emitiu 235 escrituras do programa, sendo 70 destas para a cidade de Arapongas. Mais informações estão disponíveis no site www.cohapar.pr.gov.br/escritura.

 EMOÇÃO – A dona de casa Rosemeire Fialho, de 45 anos, foi uma das quinze famílias a receber a escritura de sua casa na última semana. Para ela, a conquista marca um momento de extrema felicidade para a família. “A minha emoção e do meu marido hoje é igual ao dia do nosso casamento”, comemora Rosemeire.

VANTAGENS – Além do preço e tempo reduzidos, a escrituração da Cohapar também prevê a isenção total do FUNREJUS, descontos significativos no registro do imóvel e assessoria especializada durante todo o processo de regularização. Graças à articulação do órgão estadual junto às prefeituras e câmaras de vereadores, dezenas de municípios também fizeram mudanças na legislação para isentar os mutuários da cobrança do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

“A partir da escritura, as famílias podem ter o imóvel registrado em nome delas no cartório, o que valoriza o patrimônio e dá segurança jurídica para elas investirem, obterem financiamentos, comercializarem ou transferirem a propriedade para seus herdeiros”, afirma o coordenador regional da Cohapar.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem