Notícias

13/11/2019

Autorizada a construção de 40 casas para idosos em Pato Branco

Será um condomínio horizontal fechado com moradias para pessoas acima dos 60 anos com renda de um a seis salários mínimos. O empreendimento faz parte do programa Viver Mais Paraná e contará com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer, em parceria com a prefeitura.

O governador Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (13) autorização para a contratação do programa Viver Mais Paraná, em Pato Branco, com a construção de um condomínio horizontal fechado com 40 moradias para pessoas idosas, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer, em parceria com a prefeitura. A autorização ocorreu durante a instalação do Executivo Estadual em Pato Branco.

As obras serão executadas por uma construtora contratada via licitação pela Cohapar pelo critério de menor preço. Os condomínios para a terceira idade terão 40 unidades cada e serão construídos dentro do programa Viver Mais Paraná, do Governo do Estado, para atender a população de baixa renda.

Segundo o governador, a iniciativa do programa Viver Mais está incluída em um amplo planejamento estratégico de longo prazo para as políticas públicas do Governo do Estado. 

"Pesquisas mostram que em 2030 o Paraná já terá mais idosos do que crianças, e estas pessoas não conseguem obter um financiamento imobiliário", comentou. "Por isso o governo estadual está se adiantando a esta necessidade, oferecendo espaços para que eles possam ter dignidade, praticar atividades e conviver com outras pessoas", concluiu Ratinho Junior.

O presidente da Cohapar, Jorge Lange, disse que o Paraná sai na frente na política dos idosos. “Queremos que essas pessoas possam envelhecer com dignidade, segurança e cuidados especiais. Serão selecionados 40 idosos ou casais para viver nesse local”, afirmou.

O terreno será doado pela Prefeitura de Pato Branco. Pelos contratos firmados com os municípios, as prefeituras serão responsáveis pela manutenção dos condomínios. Caberá às administrações locais também a prestação de serviços periódicos básicos de saúde e assistência social nos condomínios, em espaços reservados para esta finalidade.

CONDOMÍNIOS - Maior programa de habitação do País para a terceira idade, a iniciativa do Governo do Paraná beneficia pessoas com mais de 60 anos que não tenham casa própria, sendo a cessão do imóvel feito por meio de aluguel social. Neste primeiro momento serão construídos 15 condomínios para a terceira idade com 40 unidades cada para atender a população de baixa renda.

Além de Pato Branco, receberão condomínios Cascavel, Cornélio Procópio, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Palmas, Piraquara, Ponta Grossa, Prudentópolis e Telêmaco Borba.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem