Casas para famílias em vulnerabilidade serão concluídas em setembro em Centenário do Sul

22/06/2021
O Residencial Ibicatu, com 30 casas populares, chegou a 90% de conclusão na cidade de Centenário do Sul, na região Norte do estado. A vistoria foi feita nesta terça-feira por técnicos da Cohapar, que trabalham com a estimativa de finalizar a obra até setembro. Os recursos, de um milhão e 700 mil reais, são fruto de um financiamento do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, por meio de uma articulação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Os aportes obtidos pelo Governo do Estado vão permitir que as casas sejam entregues de graça a famílias residentes em condições precárias ou que pagam aluguel. O público beneficiado foi definido por técnicos estaduais e municipais entre as famílias que já são atendidas por programas assistenciais na cidade. De acordo com o coordenador do escritório regional da Cohapar, Fábio Henrique da Silva, a obra segue em bom ritmo de evolução.// SONORA FÁBIO HENRIQUE.// O projeto construtivo foi elaborado pela Cohapar, que também fiscaliza a execução da obra, e pela Casacchi, construtora contratada via licitação pela companhia pelo critério de menor preço. Para viabilizar o empreendimento, a Prefeitura de Centenário do Sul entrou com a doação da área como contrapartida, conforme lembrou o prefeito Junior Tavian.// SONORA JUNIOR TAVIAN.// As unidades habitacionais são compostas por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com modelos de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência, conforme cota prevista na política estadual de habitação. Além da assessoria técnica da Cohapar e da Secretaria, a participação do Governo do Estado envolveu ainda a instalação gratuita em todas as moradias das redes de energia elétrica pela Copel e redes de água e esgoto pela Sanepar. (Repórter: Wyllian Soppa)