Famílias de Guaíra que residiam em condições precárias recebem moradias de graça

04/05/2021
Vinte famílias que residiam em condições precárias em Guaíra, no Oeste do Paraná, deixaram as dificuldades para trás ao conquistarem, nesta terça-feira, as chaves da casa própria. As moradias foram construídas em uma parceria do Governo do Estado com a Itaipu Binacional e a prefeitura e receberam investimento de 1 milhão de reais, utilizado para subsidiar integralmente o valor dos imóveis, que foram repassados de graça aos beneficiários. As unidades habitacionais são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em local urbanizado e com fácil acesso aos equipamentos públicos municipais. O custo por unidade é estimado em aproximadamente 63 mil reais oriundo de recursos da Itaipu Binacional. As contrapartidas do Governo do Estado para viabilização do projeto envolveram a assessoria técnica da Cohapar e a instalação subsidiada da rede de energia elétrica e padrões de ligação dos imóveis pela Copel. Ao município, coube a doação do terreno, a execução de obras de infraestrutura complementar, o cadastramento e seleção dos beneficiários. De acordo com o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, a construção das casas só foi possível pelo comprometimento dos órgãos envolvidos nas três esferas do poder público.//SONORA HERALDO TRENTO//. Entre as famílias contempladas, está a da diarista Solange dos Santos, de 44 anos, que passou por constantes dificuldades na antiga casa alugada onde morava com os sete filhos, e que nunca teve condições financeiras de se mudar. A vida de Solange muda a partir de agora.//SONORA SOLANGE DOS SANTOS. O convênio do Governo do Paraná com a Itaipu Binacional envolve a construção de conjuntos habitacionais em 18 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Os investimentos somam quase 20 milhões de reais para o atendimento de 365 famílias em situação de vulnerabilidade social indicadas pelas prefeituras. (Repórter Rudi Bagatini).