Obras habitacionais em Prudentópolis estão com 90% de conclusão

05/05/2021
Com um investimento de quase 9 milhões de reais, viabilizados pelo Governo do Estado, as obras de 114 moradias em Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, já estão concluídas em 90%. Técnicos da Cohapar estiveram na cidade nesta quarta-feira para acompanhar os trabalhos. Os projetos envolvem a construção de 25 casas financiadas para a população em geral, na Vila Torres, além de outras 89 para famílias carentes do município, na Vila Santana. Ambos contam com a participação da prefeitura de Prudentópolis e são executados por construtoras licitadas pela Cohapar, com fiscalização da companhia. De acordo com o chefe do escritório regional da Cohapar, Elmar Vornes, a obra na Vila Torres está em fase final. //SONORA ELMAR VORNES// Com o fim do prazo se aproximando, a Cohapar vai iniciar nas próximas semanas o processo de comercialização das moradias, que são destinadas a famílias com renda de um a seis salários mínimos. A seleção será feita entre as mais de 1.800 famílias inscritas no cadastro de pretendentes da companhia. Além do critério de classificação por renda, a prioridade de atendimento será para pessoas com menor poder aquisitivo, residentes em áreas de risco ou situações precárias, que pagam aluguel oneroso, pessoas com deficiência, idosos e mulheres chefes de família. Entre as vantagens do projeto, estão a isenção de cobrança de valor de entrada, juros imobiliários menores do que os de mercado e financiamento em até 30 anos diretamente com a Cohapar. O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, destacou que os empreendimentos, além de garantir uma vida digna para as famílias, trouxeram oportunidade de emprego para trabalhadores locais e também impulsionaram o crescimento do comércio, com a compra dos materiais. //SONORA OSNEI STADLER// O segundo projeto em andamento no município é coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Cohapar e o município de Prudentópolis, com recursos financiados pelo BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. O foco é o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas no programa Nossa Gente Paraná, da Secretaria da Justiça, e selecionadas pela equipe de assistência social da prefeitura de Prudentópolis. A construção faz parte de um modelo chamado de requalificação urbana, focado em assentamentos precários, com a construção de novas unidades habitacionais, reforma de moradias já existentes que estejam em condições e sejam passíveis de regularização, obras de infraestrutura e urbanização e regularização fundiária dos lotes remanescentes. Os moradores que precisam deixar as casas a serem reformadas recebem uma ajuda de custo para custeio do aluguel temporariamente pela Secretaria da Justiça. Ao final do processo, todas recebem as casas novas de graça. (Repórter: Flávio Rehme)