Cohapar lança manual de gestão e fiscalização de obras

Confira o áudio desta notícia

A Cohapar publicou nesta terça-feira (20) o Manual de Gestão e Fiscalização de Obras sob responsabilidade da empresa. O material traz conteúdos com orientações detalhadas aos engenheiros, arquitetos e técnicos da companhia que atuam como gestores e fiscais dos projetos de construção e reforma de casas populares, instalação de infraestrutura, urbanização e recuperação ambiental.

De acordo com o diretor de Obras da empresa, Ademir Bier, a ideia do material surgiu a partir da percepção da importância de fornecer mais ferramentas aos profissionais da companhia no desempenho das atividades técnicas e de campo. O objetivo, segundo ele, é que os funcionários atuem de forma a garantir o cumprimento dos critérios de qualidade exigidos nos contratos entre a Cohapar e as construtoras licitadas para a execução das obras.

“Identificamos na Cohapar a necessidade de um instrumento que possibilitasse um aumento nos níveis de eficiência da fiscalização da obra pública. Para que essa demanda fosse suprida vimos a oportunidade de criar um manual que melhor orientasse os fiscais e gestores da companhia”, afirma Bier.

Além de conceitos básicos e instruções gerais, o manual conta com seções relacionadas aos estudos preliminares para implantação dos empreendimentos, elaboração de projetos construtivos, obtenção de licenciamentos ambientais, procedimentos licitatórios, contratações, cumprimento dos cronogramas de execução, gestão orçamentária e legislação vigente.

“Os objetivos do manual estão centrados na prevenção de irregularidades, desperdícios e má administração. Com isso, a empresa se antecipa a eventuais problemas legais, bem como a aplicação de restrições e punições pelos órgãos de controle”, explica o diretor de Obras da Cohapar.

BALANÇO – Desde o início de 2019, a Cohapar entregou 3.706 unidades habitacionais e há outras 4.114 moradias em construção. A empresa está trabalhando na licitação de outros imóveis. Somadas, as três etapas representam investimentos de R$ 577 milhões em recursos estaduais, federais e municipais para o setor de habitação popular nos últimos dois anos.

CONSULTA – Além de ser impresso e distribuído aos técnicos da companhia, parceiros e órgãos de controle, o Manual de Gestão e Fiscalização de Obras da Cohapar está disponível online no site da companhia.

GALERIA DE IMAGENS