Construção de 32 moradias chega a 25% de conclusão em Flórida

Confira o áudio desta notícia

Técnicos da Cohapar fizeram nesta semana uma nova vistoria às obras de construção de 32 casas populares em Flórida, na região Noroeste do Estado. Com um investimento de R$ 2 milhões, o empreendimento habitacional chegou a um quarto do seu cronograma de execução. “A obra tem 25% de conclusão e a previsão é que as famílias selecionadas possam estar morando nas suas casas novas em junho deste ano”, afirma o coordenador regional da Cohapar, Jaime Dallagnol.

DE GRAÇA – Os recursos do projeto foram obtidos por meio de um financiamento internacional do Governo do Paraná junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e serão utilizados para subsidiar integralmente o valor dos imóveis. Com isso, as famílias beneficiadas não precisarão arcar com nenhum custo pela conquista da casa própria.

O público atendido é formado por famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. De acordo com Dallagnol, o município de Flórida tem uma demanda grande de pessoas que precisam de casa própria.

“Essa obra irá trazer um novo estilo de vida para as famílias, pois muitas vivem de favor em casa de parentes, possuem pessoas com deficiências na família, idosos que cuidam de netos sozinhos e mães que precisam arcar com todas as despesas da casa”, diz.

RESIDENCIAL – O novo loteamento fica localizado próximo ao centro, na saída para o município de Lobato. A área foi doada pela Prefeitura de Flórida, cuja localização deve garantir a acessibilidade dos futuros moradores aos serviços públicos.

Os modelos das residências variam entre 32 e 38 metros quadrados, com unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em lotes que permitem ampliações futuras pelos proprietários.

TRABALHO INTEGRADO – A iniciativa conta com a participação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), que atua em conjunto com as prefeituras para a seleção e acompanhamento social dos beneficiários durante todo o processo construtivo. O programa envolve, ainda, participação da Copel e a Sanepar na instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto, sem custo aos futuros moradores.