Novas casas garantem qualidade de vida a famílias de Salgado Filho

Confira o áudio desta notícia

Nesta quinta-feira (26), dezessete famílias de Salgado Filho que viviam em condições precárias ou que pagavam aluguel conquistaram uma casa própria sem precisar pagar nada por isso. A construção do residencial na cidade, na região Sudoeste, recebeu R$ 1,1 milhão de investimento do Governo do Estado, por meio de um financiamento internacional obtido junto ao BID, em um trabalho integrado da Cohapar, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e prefeitura.

A seleção dos beneficiários foi feita por um comitê técnico do município, com base em análise de critérios socioeconômicos para garantir a prioridade de atendimento para aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todos os contemplados já possuíam cadastro em programas sociais da administração municipal.

Segundo a chefe do escritório regional da Cohapar ,Tânia Bernardon, o programa tem tido um efeito positivo na vida das famílias atendidas. “Pudemos perceber com as entregas que as famílias realmente melhoram suas condições de vida e demonstram sua satisfação em poder usufruir e abrigar seus filhos e familiares em condições adequadas de habitação que antes eles não possuíam”, afirma.

RESIDENCIAL SALGADO FILHO – As unidades são compostas por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com modelos de 32 e 49 metros quadrados, sendo o segundo modelo específico para pessoas com deficiência. O custo de cada unidade varia entre R$ 60 mil, nos modelos padrão, a R$ 82 mil, no caso das unidades adaptadas.

O Governo do Paraná forneceu gratuitamente às famílias as instalações de rede de energia elétrica, pela Copel, e da rede de água e esgoto, via Sanepar. A Prefeitura de Salgado Filho doou os terrenos onde os imóveis foram erguidos, além de realizar obras de iluminação pública e a pavimentação das ruas do entorno.

“É uma grande conquista para o município a execução desse empreendimento, pois desde 2017 estamos buscando propiciar um lar digno para estas famílias”, declara o prefeito de Salgado Filho, Helton Pfeifer. “A prefeitura procurou dar todo o apoio para a Cohapar e a Sejuf, que se empenharam junto com a gente para a viabilização desse projeto”, finaliza o gestor municipal.

O pouco dinheiro que Loreci de Fátima, de 56 anos, obtém trabalhando como diarista chegava a ser insuficiente até mesmo pra pagar o aluguel da casa onde ela vivia com o marido e o filho. “Meu esposo não tem renda, então muitas vezes eu tinha que tirar dinheiro da comida aqui de casa para não ficar sem pagar o aluguel”, revela.

Com o alívio no orçamento familiar, ela diz que pretende investir aos poucos em melhorar o novo lar. “Essa casa é a minha maior alegria, vou usar o dinheiro pra investir nela e deixar bem bonita”, comemora Loreci.

BALANÇO – Com a entrega das 17 unidades de Salgado Filho, chega a 57 o número de casas populares entregues nesta semana na região Sudoeste do Paraná. Nesta sexta-feira, a partir das 9h, outras 21 famílias de Coronel Vivida também serão beneficiadas pela iniciativa do poder executivo estadual.