Projeto habitacional vai atender 24 famílias de Tapejara

Confira o áudio desta notícia

A Cohapar vai construir 24 novas casas populares em Tapejara, na região Noroeste do Paraná. O projeto faz parte do programa Vida Nova, do Governo do Estado, e é destinado a famílias que pagam aluguel oneroso ou vivem em imóveis irregulares. Com os aportes do governo, oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, as novas moradias serão repassadas gratuitamente aos beneficiários.

Podem participar do processo de seleções pessoas com renda de até seis salários mínimos e que não sejam proprietárias de imóveis.

As famílias serão convocadas conforme hierarquização, de acordo com os critérios da política habitacional do Governo do Estado, com prioridade para aquelas de menor renda e em situação de vulnerabilidade social.

Os interessados em participar do processo de seleção devem acessar o site cohapar.pr.gov.br/cadastro e preencher dados relacionados à composição familiar e renda para análise técnica da companhia. Segundo o chefe do escritório regional da Cohapar, Raimundo Andrade, a atualização é necessária porque as inscrições possuem validade de dois anos e muitas daquelas realizadas anteriormente, ainda no modelo presencial, perderam a validade.

ASSISTÊNCIA – Para se cadastrar, basta entrar no site da Cohapar e fazer o cadastro online, que um processo simples. “Quem tiver dúvidas pode ligar para a nossa regional que um dos técnicos da área social poderá prestar o auxílio necessário por telefone”, diz Andrade.

O atendimento telefônico está disponível pelo número (44) 3626-6200, de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. Por causa da pandemia, os atendimentos presenciais da companhia e da prefeitura estão temporariamente indisponíveis.

O PROGRAMA – Vida Nova é focado na inclusão social das famílias atendidas. As casas são repassadas gratuitamente para os contemplados, sendo que o custo é integralmente coberto com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.
A previsão da Cohapar é realocar 2,5 mil famílias por ano até 2022, com preferência para o atendimento daquelas residentes em assentamentos precários ou ocupações irregulares.

As áreas de intervenção prioritárias são definidas com base no Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, um estudo detalhado sobre as necessidades de moradia da população feito pela companhia em parceria com os municípios.