Projetos de casas populares continuam em andamento na região Noroeste

Mesmo com as medidas de distanciamento social necessárias durante a pandemia da Covid-19, a Cohapar continua dando andamento aos projetos de construções de casas populares na região de Maringá. Os técnicos da empresa estão em sistema de teletrabalho e os atendimentos continuam a ser prestados pela internet e telefone.

NOSSA GENTE PARANÁ – Em Flórida e Itaguajé, há projetos licitados para atender 68 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os conjuntos habitacionais somam investimentos de R$ 4,1 milhões por meio do programa Nossa Gente Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

A previsão é de que as obras iniciem em maio, segundo o coordenador regional da Cohapar Jaime Dallagnol. “As moradias serão entregues gratuitamente para as famílias selecionadas dentro do programa”, informa. “Os dois empreendimentos irão melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios”, completa.

Além da Sejuf e Cohapar, o programa conta com a participação da Copel e Sanepar, que realizam gratuitamente também as instalações de rede de energia elétrica e de água e esgoto. Os recursos repassados pelo Governo do Estado são oriundos de um financiamento obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

FINANCIAMENTO VIA COHAPAR – Também estão em andamento processos licitatórios para a construção de mais 192 moradias com financiamento direto pela Cohapar, nos municípios de Lobato (30 unidades), São Jorge do Ivaí (80), Nova Esperança (46) e Colorado (36). Os imóveis serão destinados a famílias com renda de até seis salários mínimos, com preços reduzidos e condições facilitadas de pagamento.

“Os projetos nestes municípios ainda estão sendo licitados, após o término da licitação, se aprovada, há a homologação do contrato entre a companhia e a construtora que apresentar proposta mais vantajosa para a execução das obras”, explica o coordenador regional da companhia.

Para participar da seleção dos futuros projetos habitacionais nos municípios, é necessário realizar a inscrição no site cohapar.pr.gov.br/cadastro.

SERVIÇO DE ESCRITURAÇÃO – Além da construção de novas unidades habitacionais, a Cohapar continua ofertando o serviço de escrituração direta de imóveis já quitados. Até o momento, 654 escrituras já foram entregues e há outras 120 em processo de emissão.

O programa é feito pelos técnicos da Cohapar e é voltado a famílias que já quitaram seus financiamentos imobiliários com a empresa. Com a escritura em mãos, as famílias podem registrar a propriedade da casa em cartório.

O serviço custa R$ 478,36 à vista e também pode ser parcelado em quatro prestações de R$ 132,88. O processo de adesão ao programa pode ser iniciado pelo site cohapar.pr.gov.br/escritura.

TELEFONE – Em caso de dúvidas sobre os programas e serviços ou necessidade de mais informações, os interessados devem ligar para o telefone 0800 645 0055. O atendimento é prestado de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.