Notícias Cohapar

20/01/2006

Requião e Romanelli entregam moradias do Casa da Família no Norte Pioneiro

O governador Roberto Requião e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Claudio Romanelli, assinaram convênios para construção de moradias do Casa da Família no Norte Pioneiro e entregaram chaves para novos mutuários nesta sexta-feira (20). Em Ribeirão do Pinhal, foram inauguradas 18 unidades do Casa da Família Rural e foi assinada ordem de serviço para construção de mais 121 casas do programa Casa da Família no município. Em Bandeirantes, Requião e Romanelli inauguraram o conjunto habitacional Dona Maria Luiza Berto Meneghel, com 172 unidades e assinaram convênio com a Caixa Econômica Federal para construção de mais 294 moradias na cidade.

Para Requião, o governo estadual é norteado pela Carta dos Bispos de Puebla, que dá a opção preferencial pelos pobres, os maiores beneficiários da política habitacional implantada pela Cohapar. “Governo só é bom quando cuida da população mais humilde”, afirmou o governador. As obras estão sendo realizadas em parceria com o governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades.

De acordo com o presidente da Cohapar, os convênios e as novas moradias terão grande importância social para o Norte Pioneiro. “Sabemos que essas obras vão mudar a vida de muitas famílias, pois reconhecemos a importância da moradia na vida das pessoas”, disse Romanelli.

O prefeito de Ribeirão de Pinhal, Moacir Lataliza, saudou o esforço empreendido pelo governo, por meio da Cohapar. “Agradeço os investimentos que o governo estadual vem fazendo no município e esse empenho terá o reconhecimento devido nas urnas, onde o povo vai mostrar sua gratidão”, declarou o prefeito.

Para o prefeito de Bandeirantes, José Fernandes da Silva, elogiou a qualidade das novas moradias. “Embora estivemos em palanques diferentes nas últimas eleições, reconheço o bom trabalho que Romanelli vem realizando à frente da Cohapar, um modelo não apenas para o Paraná, mas para o Brasil também”, disse. O empreendimento leva o nome de Dona Maria Luiza Berto Meneghel porque a família Meneghel doou a área para a prefeitura para a construção das moradias.

Para o presidente da Associação de Moradores do conjunto Dona Maria Luiza Berto Meneghel, Eduardo Alessandro Castanho Sabaini, “sair do aluguel é muito bom, além do que, vou pagar pela prestação a metade do que gastava com aluguel”. Eduardo é dentista, casado há nove anos, pai de uma menina e aguardando a chegada de mais um bebê. Segundo ele, o sistema de Gestão Comunitária adotado pela Cohapar para a construção das moradias em Bandeirantes não apenas diminui o custo da obra, mas permite que os moradores escolham o projeto mais adequado. “Eu e minha esposa pudemos escolher o projeto arquitetônico que mais nos agradou e estamos muitos felizes”.

Vilma Helena Fedrigo, tesoureira da Associação, concorda com Eduardo e acrescenta que “todos os futuros moradores têm a liberdade de acompanhar desde a escolha do projeto até a entrega das casas. Creio que não seria possível construir uma casa deste padrão não fosse esse sistema de Gestão Comunitária”. Vilma é casada, mãe de 2 filhos, já morou de favor e hoje paga aluguel. “Não tem o que pague a felicidade de ter a nossa própria casa. Acho que este é um dos momentos mais felizes que estou vivendo, e o mais importante, o valor baixo das prestações não pesa no orçamento”, disse.

À noite, Romanelli formalizou parceria com a prefeitura de Conselheiro Mairinck para construção de 100 moradias do Casa da Família.

Hoje (21), em Itambaracá, às 10h30, o presidente da Cohapar assina convênio para construção de 25 unidades do Casa da Família no município.

O Casa da Família é o principal programa de habitação popular do Governo do Paraná. Oferece ao mutuário casas, sobrados e moradias geminadas confortáveis, em alvenaria, com divisões internas, forro e cobertura em telhas cerâmicas, inseridas na malha urbana. O mutuário pode escolher entre cinco projetos arquitetônicos em cada tamanho de casa.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.