Notícias Cohapar

05/12/2013

Cohapar e Porto de Paranaguá sorteiam mais 131 casas no Residencial Porto Seguro

A Cohapar e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoveram nesta quarta-feira (4), em Paranaguá, o sorteio da localização das 131 novas casas que serão entregues no bairro Porto Seguro. Com isso, o Governo do Paraná fechará o ano de 2013 com 232 casas entregues para realocação das famílias que viviam numa área de risco, nos arredores do terminal de álcool do Porto de Paranaguá.

As casas foram construídas com verba da Appa, repassada à Cohapar que ficou responsável pela obra. O terreno, no recém criado bairro Porto Seguro, foi doado pela Prefeitura de Paranaguá. “Essa é a penúltima etapa. No próximo dia 20, faremos a entrega dessas casas sorteadas, desejando que essas famílias passem o Natal já comemorando vida nova”, disse o diretor de Regularização Fundiária e Relações Comunitárias da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus.

Agradeço o governador Beto Richa, o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, e a Appa, que proporcionaram os recursos para chegarmos aqui hoje. Este é um momento ímpar para vocês, e saibam que o Porto Seguro será um dos melhores bairros de Paranaguá", acrescentou o diretor.

Uma das sorteadas foi Kelli Tavares Vieira, 33 anos, que, junto com um casal de filhos, vai morar na quadra 2, lote 4. “Não sei nem explicar a emoção de ter sido sorteada. Faz anos que estou esperando. Aqui é muito melhor. Lá onde eu morava não tinha segurança, eu morava num beco. Em pensar que aqui vou morar na rua, não vou pisar na lama e a escola é praticamente na porta da minha casa. Minha vida vai melhorar bastante”, comemorou.

Outra família sorteada foi a de Oscar da Silva Pereira, de 45 anos. Ele, a esposa e três filhos vão morar na quadra 4, lote 12, no Residencial Porto Seguro. “Tanto a minha vida como a da minha família vai mudar. Estamos deixando uma área de risco para uma área com mais segurança. Espero crescer aqui, familiar e materialmente”, disse Oscar.

"Este é um grande momento, graças à união de forças entre o governo do Paraná, da prefeitura, dos vereadores e do governo federal, porque sozinho ninguém faz nada sozinho", disse o deputado estadual Nelson Justus, que acompanhou o sorteio.

Jardim Esperança - Em 2014, terá início a construção do segundo lote de casas – que somam 168 – e que serão erguidas em outro terreno a ser doado pela Prefeitura, desta vez no bairro Jardim Esperança. O processo de doação da área está tramitando na Prefeitura de Paranaguá e a expectativa da Cohapar é dar início às obras em março de 2014.

O levantamento das famílias que viviam em área de risco foi realizado em 2007 e listou 400 famílias que seriam realocadas da ocupação ilegal que se instalou nas imediações do terminal de álcool. A área conhecida como Vila Becker foi ocupada irregularmente ao longo dos anos e a Justiça determinou a retirada das famílias do local, para evitar possíveis acidentes.

SOS Litoral – Nesta quarta-feira (4) também foram entregues as chaves para 50 famílias atingidas por fortes chuvas em 2011. Agora elas passam a viver em casas seguras e sem o risco de novas enchentes. As casas foram construídas pela parceria entre o governo do Paraná, por meio da Cohapar e da Secretaria de Infraestrutura e Logística, com o governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional e Prefeitura de Paranaguá. O investimento foi de R$ 1,4 milhão.

A dona de casa Abenair de Oliveira contou, ao receber a chave da nova moradia, que a família perdeu tudo com as enchentes. "Fomos morar em outro sítio, que não é nosso, por isso hoje estamos muito felizes", disse Abenair. "Nem acredito que vamos para a casa nova". A família de Jenifer Luma de Oliveira também comemorou muito a mudança para a casa nova, onde vai morar com o marido e dois filhos. "É muita felicidade, queremos passar o Natal e o Ano Novo na nossa casa", disse.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.