Pavimentação, complexo esportivo e 50 moradias populares transformam a vida de Marumbi

22/10/2021
A angústia de não ter um local seguro e definitivo para morar não é mais um problema na vida de 50 famílias de Marumbi, no Vale do Ivaí. O grupo concretizou nesta quinta-feira o sonho da casa própria, e o melhor: sem precisar pagar nada por isso. Elas foram beneficiadas por um projeto habitacional do Governo do Estado, com investimento de 3 milhões e 180 mil reais para subsidiar integralmente o valor dos imóveis.

Os novos moradores receberam as chaves das mãos do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que destacou a prioridade com que o setor habitacional tem sido tratado pelo Estado desde 2019.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Ratinho Junior reforçou que somente pelo projeto Casa Fácil, em que o Governo do Estado subsidia a entrada do imóvel para pessoas que recebem até três salários mínimos, 30 mil moradias serão entregues nos próximos meses, fruto da política implantada no Estado, de diminuição da máquina pública.

Os recursos para a execução das obras foram financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento por meio dos programas Nossa Gente, da Sejuf, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e Casa Fácil, da Cohapar. Os beneficiados escolhidos já eram atendidos por programas assistenciais no município, todos com renda mensal familiar de até dois salários mínimos.

O trabalho estadual envolveu a elaboração do projeto, contratação da construtora via licitação e fiscalização das obras pela Cohapar. A Copel também fez a instalação subsidiada das redes de energia e padrões de ligação elétrica das casas sem custo aos moradores.

O presidente da Cohapar, Jorge Lange, celebrou a entrega das moradias, e lembrou que elas vão atender as pessoas que mais precisam.// SONORA JORGE LANGE.//

A prefeitura fez a escolha da área onde o conjunto residencial foi construído, além da execução de obras de drenagem, galerias de águas pluviais, redes de distribuição de água e coletora de esgoto e iluminação pública. A gestão municipal também promoveu reuniões periódicas para acompanhamento social das famílias atendidas em conjunto com técnicos da Sejuf e Cohapar.

O Residencial Vereador Edgar Ferreira foi construído em uma área totalmente integrada à malha urbana de Marumbi, próxima à sede da prefeitura, mercados, farmácias, praças e de uma unidade do programa Meu Campinho, que oferece estrutura para a prática de esportes e lazer de forma gratuita.

As casas possuem 32 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. O projeto arquitetônico e o tamanho dos lotes foram planejados para permitir que os proprietários façam futuras ampliações de maneira simples e fácil.

Com a finalização do projeto de Marumbi, já são 796 casas entregues de graça a famílias paranaenses em situação de vulnerabilidade social pelos programas Nossa Gente e Casa Fácil. Somadas às 706 unidades que estão em construção, os projetos já receberam 109 milhões de reais de investimento do Governo do Estado.

Durante o evento, Ratinho Junior lembrou que seu avô trabalhou na cidade na construção de moradias.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

A pensionista Rita Ferreira Lopes foi uma das que teve o sonho realizado. Aos 67 anos, pela primeira vez na vida, poderá dizer com todas as letras que tem uma casa própria.// SONORA RITA FERREIRA LOPES.//

Já a dona de casa Carina Ramos Pereira, de 30 anos, fazia as contas da economia que vai fazer mensalmente ao deixar o aluguel.// SONORA CARINA RAMOS PEREIRA.//

Ratinho Junior participou, ainda, da entrega de duas importantes intervenções urbanas em Marumbi, coordenadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas: as obras de pavimentação da Avenida Tiradentes e o complexo esportivo do estádio municipal, além de um veículo e de um trator agrícola, investimentos de cerca de 1 milhão e 700 mil reais. (Repórter: Felippe Salles)