Governador inaugura condomínio para idosos com 40 casas em Foz do Iguaçu

22/10/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira o Condomínio do Idoso de Foz do Iguaçu. A construção do empreendimento recebeu 4 milhões e 300 mil reais de investimento do Governo do Estado por meio do programa Casa Fácil Paraná, na modalidade Viver Mais, voltado à oferta de condições dignas de moradia para população acima de 60 anos.

O novo conjunto residencial da cidade conta com 40 casas adaptadas para idosos sozinhos ou em casal. As unidades ficam em um condomínio fechado com sistema de segurança 24 horas e diversos espaços de uso comum aos moradores, como praça de convivência, biblioteca, salão de festas, academia ao ar livre, quiosques de jogos e ambulatório.

Segundo o governador, a iniciativa busca dar dignidade às pessoas idosas, faixa etária que só tende a crescer nos próximos anos e que não consegue mais realizar financiamentos imobiliários.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Ratinho Junior destacou que o local também traz mais qualidade de vida para a população com mais de 60 anos.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Para viabilizar a implantação do projeto, a Prefeitura de Foz do Iguaçu doou a área onde o empreendimento foi construído.

De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, a administração municipal também vai começar em breve uma série de ações voltadas aos idosos diretamente no condomínio.// SONORA CHICO BRASILEIRO.//

Os moradores do condomínio foram escolhidos entre as pessoas acima de 60 anos inscritas no cadastro de pretendentes da Cohapar, com renda de um a seis salários mínimos. Os contratos preveem a utilização das moradias por tempo indeterminado com o pagamento de uma taxa mensal de 15% de um salário mínimo, atualmente em 165 reais, sendo que a arrecadação será utilizada para manutenção do empreendimento.

Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a entrega do residencial mostra a prioridade com que a habitação é tratada pelo Governo do Estado.// SONORA JORGE LANGE.//

Há décadas a aposentada Cleusa Serafim, de 66 anos, sonhava com um local tranquilo para morar, sonho que agora se transformou em realidade.// SONORA CLEUSA SERAFIM.//

Outra moradora do condomínio será a aposentada Maria de Lourdes Pianta, de 63 anos, que pretende usar o tempo livre para ajudar os novos vizinhos.// SONORA MARIA DE LOURDES PIANTA.//

Pela modalidade Viver Mais são 19 projetos em andamento e, com a entrega desta sexta, dois já foram concluídos: Jaguariaíva e Foz do Iguaçu. Ao todo são 840 moradias exclusivas para idosos no Paraná, com investimentos de aproximadamente 105 milhões de reais. (Repórter: Felippe Salles)