Programa de escrituração direta da Cohapar ganha prêmio nacional

23/10/2020
Criado com o objetivo de incentivar a escrituração e registro de imóveis de mutuários da Cohapar, o programa de Escrituração Direta do Governo do Estado ganhou o Selo de Mérito 2020. Organizada anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, a premiação reconhece as melhores práticas do poder público para o setor. A iniciativa coordenada pela companhia reduziu os custos para a emissão do documento, utilizado para registrar a propriedade do imóvel em cartório, além de diminuir a burocracia para obtenção da escritura definitiva. Para o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o prêmio representa o resultado de um esforço do Governo do Estado em melhorar os serviços públicos oferecidos aos cidadãos paranaenses.// SONORA JORGE LANGE.// O serviço é oferecido a um custo de 478 reais e 36 centavos à vista, o que representa cerca de 25% do valor cobrado pelos tabelionatos, com a possibilidade de parcelamento em quatro ou seis prestações mensais. O público-alvo é formado por mutuários da companhia com financiamento imobiliário quitado. A assessora de Regularização Fundiária da companhia, Maria Julia da Rosa, que coordena as ações do programa de escrituração direta, explica que os interessados devem cumprir três requisitos básicos para adesão.// SONORA MARIA JULIA DA ROSA.// Desde o início de 2019, segundo Maria Julia, o programa passou por diversas melhorias técnicas e tecnológicas importantes que fizeram com que praticamente todo o processo anterior à entrega das escrituras aconteça de forma digital.// SONORA MARIA JULIA DA ROSA.// Quem se interessou pelo programa e deseja fazer a escrituração diretamente com a Cohapar pode solicitar a análise pelo site cohapar.pr.gov.br/escritura. Além das informações disponíveis na página, também é possível obter ajuda pelo e-mail escrituração@cohapar.pr.gov.br. Até o momento, o programa de Escrituração Direta já beneficiou 4.631 famílias com a entrega de escrituras definitivas de propriedade. Outras 511 deverão ser entregues nas próximas semanas e há ainda 696 novos pedidos em análise para processo de emissão. O trabalho envolve uma intensa articulação junto às prefeituras e câmaras de vereadores na divulgação e orientação aos interessados. A participação ativa dos municípios também propicia benefícios adicionais, como a isenção do ITBI, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, o que representa uma economia de pelo menos 2 mil reais para o registro do imóvel em cartório. Outras vantagens são a possibilidade de isenção ou descontos no pagamento do Funrejus e a prestação de assessoria técnica especializada da Cohapar durante todo o processo de escrituração e registro. De acordo com estimativas da empresa, o potencial de atendimento é superior a 98 mil famílias. (Repórter: Amanda Laynes)