A Cohapar

Sede da Cohapar
Sede da Cohapar

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), fundada em 1965, é uma empresa de economia mista que atua na coordenação e execução dos programas habitacionais do Governo do Estado Paraná. A atuação se dá por meio da articulação com o Governo Federal, prefeituras e demais órgãos estaduais, além da iniciativa privada. 

A empresa tem sede em Curitiba e mantém 12 escritórios regionais para atendimento à população de todo o estado. A sede  fica localizada na Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 800, no bairro Cristo Rei, em Curitiba. CEP: 82530-195

Horário de atendimento: das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Telefone: 0800 645 0055 ou (41) 3312-5700
E-mail: faleconosco@cohapar.pr.gov.br

 

Missão:

Melhorar as condições de vida da população paranaense através da viabilização do direito à moradia digna.

Visão:

Ser referência nacional em soluções habitacionais até 2026.

Valores:

Respeito, Honestidade, Comprometimento, Responsabilidade, Ética, Excelência nos resultados, Inovação e melhoria contínua, Cooperação e Sustentabilidade ambiental, social, urbanística e econômica.

Proposta de negócio:

Implementar soluções habitacionais para o desenvolvimento humano e social.

 

DIRETORIA

 
Diretor-Presidente
Jorge Lange

Jorge Lange

Eleito em 11/01/2019, na 330ª reunião do Conselho de Administração

Jorge Luiz Lange é paranaense de Querência do Norte e construiu sua vida profissional em Cascavel, onde viveu mais de 50 anos. Na cidade, foi secretário de Obras, presidente da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito e ocupava o cargo de vice-prefeito antes de assumir a presidência da Cohapar. Empresário, Lange é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Homem de família, é casado com Tânia Mara Lange, pai de três filhos e avô de dois netos.

 
Diretor Jurídico
Dino Athos Schrutt

Dino Schrutt

Dino Athos Schrutt é advogado formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialização em Direito Público. Em sua carreira, já foi secretário de Administração e Assuntos Jurídicos e Procurador Geral do município de Ponta Grossa, cidade na qual também presidiu o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social. Também atua como vice-presidente Administrativo e Financeiro da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). Pelos trabalhos desempenhados até agora, ele recebeu diversos prêmios em reconhecimento a boas práticas nas áreas de gestão, inovação e sustentabilidade.

 

 
Diretor Administrativo-Financeiro
Paulo Campos

Paulo Campos

Eleito em 11/01/2019, na 330ª reunião do Conselho de Administração

Paulo de Castro Campos é formado em Administração de Empresas. Antes de ser diretor, trabalhou durante 36 anos como funcionário de carreira da Cohapar. Neste período, ocupou diversos cargos de gerência, assessoria e foi diretor interino nas áreas de administração e finanças. 

 

 
Diretor de Programas e Projetos
Luís Werlang

Luís Werlang

Eleito em 18/02/2019, na 331ª reunião do Conselho de Administração

Luís Antônio Werlang é advogado, formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com especialização em Direito Processual Civil e Direito Civil pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Antes de ingressar na diretoria da Cohapar, ele atuou como assessor direto da presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) por oito anos. Neste período, foi responsável por fomentar o desenvolvimento sustentável no Sudoeste do Paraná, além de implantar e dar continuidade a convênios com cooperativas de crédito e associações comerciais da região. Atuou ainda como gerente de cobranças na iniciativa privada e advogado instrutor da OAB-PR. 

 

 
Diretor de Obras
Ademir Bier

Ademir Antonio Osmar Bier

Eleito em 18/02/2019, na 331ª reunião do Conselho de Administração

Nascido em Erechim, no Rio Grande do Sul, Ademir Antonio Osmar Bier é graduado em Administração de Empresas. Em Marechal Cândido Rondon, iniciou a sua carreira política, onde ocupou os cargos de vice-prefeito, secretário municipal de Finanças e Administração e foi eleito prefeito. Depois, elegeu-se deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, período no qual aprovou mais de 50 projetos de lei de sua autoria. Foi ainda vice-presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), diretor Administrativo-Financeiro da Ferroeste, e conselheiro da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec).

 

 
Diretor de Regularização Fundiária
Luis Corti

Luis Corti

Eleito em 20/03/2019, na 332ª reunião do Conselho de Administração

Luis Raimundo Corti é advogado, especializado em Administração Pública e Direito Público, com experiências como professor e empresário. Durante sua carreira profissional, já atuou como secretário municipal de Administração e de Saúde em São Jorge D'Oeste, onde também foi eleito para o cargo de vereador e prefeito. Corti ainda atuou como chefe do núcleo regional da Agricultura em Pato Branco, diretor Agro-Comercial do CEASA, assessor parlamentar em Brasília e foi eleito suplente de deputado estadual na legislatura 2015/2019, tendo assumido uma cadeira da Assembleia Legislativa do Paraná em 2017 e 2019.

 

Telefone: 0800 645 0055 ou (41) 3312-5700
Horário de atendimento: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Municípios Atendidos
Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Guaratuba, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piên, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná.

 

Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 800, Cristo Rei, PR, 82530-195, Brasil