RÁDIO AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - Governo prevê investir mais R$ 1,25 bilhão nos municípios

05/02/2020
Apesar de ser um ano de eleição municipal, o Governo do Estado pretende investir nas cidades paranaenses em 2020, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, ao menos o mesmo valor aplicado no ano passado. Em 2019, foram destinados um bilhão e 250 milhões de reais em 379 municípios, o equivalente a 95% do Paraná. Secretário responsável pelo atendimento direto aos municípios, João Carlos Ortega destacou que o orçamento inicial para obras é mais conservador justamente por causa do calendário eleitoral nas cidades, que inviabiliza algumas ações. Por isso, ressaltou, a opção de repetir os valores do primeiro ano de gestão. Ele, porém, não descarta a possibilidade de que o repasse seja um pouco maior nesses 12 meses.// SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA.// Ele explicou que a aprovação de um terceiro empréstimo junto ao BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, este no valor de 118 milhões de dólares terá impacto relevante no orçamento de 2020. O montante chega a aproximadamente 500 milhões de reais. Segundo Ortega, os valores serão destinados exclusivamente aos municípios.// SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA.// De acordo com a secretaria, entre janeiro e dezembro do ano passado foram viabilizados 2.142 serviços e obras nos municípios de todas as regiões do Estado. Desses, 1.693 foram ações com recursos a fundo perdido e 449 pelo SFM, Sistema de Financiamento aos Municípios, via Fomento Paraná e BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas passou a vincular, além do Paranacidade, também a Comec, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, a Cohapar, Companhia de Habitação do Paraná, a Paraná Edificações e o ConCidades, Conselho Estadual das Cidades do Paraná. De acordo com o secretário João Carlos Ortega, a gestão unificada da área busca ampliar cada vez mais o suporte à população de todo o Estado. Os detalhes sobre as obras e investimentos podem ser conferidos no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)