37 famílias de Mariópolis recebem chaves da casa própria

Representantes da Cohapar, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Mariópolis entregaram nesta quinta-feira (12) as chaves da casa própria a 37 famílias mariopolitanas. A construção do Residencial Mariópolis II recebeu R$ 2,8 milhões de investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em um trabalho integrado entre os três níveis do poder executivo.

As moradias foram destinadas a famílias que possuem renda mensal de R$ 1.450 a R$ 3.750. As unidades possuem modelos de 38 e 43 metros quadrados, com unidades de 50 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas são compostas de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O presidente da Cohapar, Jorge Lange, explica que há uma forte concentração de investimentos em habitação por parte do Governo do Estado, em parceria com a União. “Este trabalho conjunto permite que a gente possa levar para a população paranaense moradias dignas e diminuir a quantidade de pessoas que ainda não têm casa própria”, afirma Lange.

“A parceria com o município também é fundamental, por meio dos prefeitos é que conseguimos dar inicio aos processos das construções das casas e assim realizar o sonho destas famílias”, completa o presidente da Cohapar.

SUBSÍDIOS – O empreendimento recebeu contrapartidas do Governo do Estado por meio da Copel e Sanepar, que instalou gratuitamente as redes de energia elétrica, água e esgoto. A Cohapar foi a responsável pela elaboração do projeto construtivo, fiscalização das obras e a contratação da construtora responsável pela execução das obras.

As contrapartidas da Prefeitura de Mariópolis envolveram a doação das áreas para a construção das unidades habitacionais, além de obras terraplanagem e a infraestrutura no entorno do empreendimento.

“É um conjunto habitacional com infraestrutura completa, que acomoda os moradores com conforto, gera desenvolvimento em diversas áreas para o município, como por exemplo, a construção civil”, relata o prefeito de Mariópolis, Tobias Gheller.

Os recursos federais, estaduais e municipais aplicados no projeto reduziram os valores a serem financiados pelos beneficiários. Com isso, os contemplados terão um prazo de 30 anos para a quitação do imóvel, com prestações mensais a partir de R$ 385.

SELEÇÃO – O processo seletivo das famílias foi realizado pela Cohapar, com base no sistema de cadastros da Companhia. Para adquirir um imóvel pela empresa, os interessados devem fazer um cadastro no site www.cohapar.pr.gov,br/cadastro e preencher as informações solicitadas.

FELICIDADE – Para o auxiliar administrativo Patrick Diego Iuga, de 26 anos, a mudança de moradia veio no momento certo. “Minha filha acabou de nascer e agora, com mais custos, nós levaríamos muitos anos pra conseguir uma casa sozinhos”, conta. “Esse projeto foi uma benção para nossa família”, comemora Iuga.

Outra beneficiada foi a servidora pública Vaniele Novello, 39, que disse não haver sensação melhor do que a conquista da casa própria. “Eu morava numa casa cedida, então poder estar na minha própria e usufruir dela é um sentimento ótimo”, festeja Vaniele.