47 famílias de Bom Sucesso do Sul recebem as chaves da casa própria pelo programa Casa Fácil Paraná - Modalidade Financiamento

Nesta quinta-feira (15), quarenta e sete famílias receberam as chaves de suas novas casas no Residencial Bom Sucesso do Sul, localizado no município que deu o nome ao conjunto. A Cohapar, por meio do Programa Casa Fácil – Modalidade Financiamento, aplicou R$ 435 mil em recursos para garantir que 29 beneficiários, com renda até três salários mínimos, recebessem desconto de R$ 15 mil cada para ajudar no valor da compra da unidade habitacional. O empreendimento, que contou com um investimento de mais de R$ 4,8 milhões, é fruto da parceria entre Governo do Paraná, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul e Construtora Empremac.

Além dos aportes para custear o valor dos imóveis e reduzir as parcelas dos financiamentos para as 29 famílias beneficiadas, a contrapartida estadual incluiu o convênio com Copel e Sanepar no valor de R$ 237 mil, para a instalação das redes de água e energia elétrica no conjunto, sem custo adicional para os moradores. Os imóveis foram construídos pela Construtora Empremac, contratada pela Cohapar por meio de licitação. A Companhia ficou responsável também pela seleção dos mutuários e pela fiscalização de todas as etapas da obra.

A Prefeitura do município, por sua vez, entrou com a doação do terreno, rede de galerias, instalação da iluminação pública, pavimentação das ruas e meios-fios, concessão da mão de obra para a execução da rede de água, bem como apoio para divulgação e realização dos cadastros de pretendentes.

As casas têm três modelos arquitetônicos, com tamanhos de 43,04 m², 47,68 m² e 50,03m², divididas em dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em lotes que permitem futuras ampliações. O valor das unidades varia conforme o tamanho e o os mutuários puderam financiar em até 420 meses, ou seja, 35 anos, sem cobrança de entrada e juros de apenas 2% ao ano. Graças aos descontos oferecidos, as prestações mensais ficaram entre R$ 284 a R$ 680,00, valores inferiores à média do custo de aluguel praticado na cidade.

João Iuri Gutierres, de 36 anos, operador de máquinas, expressou sua satisfação ao realizar um sonho após residir no município por 16 anos e enfrentar o desafio de pagar aluguel. Ele enfatizou que a conquista da casa própria vai melhorar significativamente sua qualidade de vida, já que considera o pagamento de aluguel como um gasto que não traz retorno, enquanto as parcelas do financiamento são mais vantajosas. Gutierres também destacou a importância da ajuda que recebeu para tornar a compra mais acessível.

Por sua vez, Juliane Rama, 37 anos, auxiliar de produção e mãe de três filhos, expressou sua felicidade e orgulho por ter alcançado a conquista da casa própria por conta própria. Ela ressaltou sua confiança em sua capacidade de pagar as parcelas e enfatizou como isso vai mudar sua vida, já que nunca havia imaginado ser capaz de adquirir um imóvel. Rama destacou a vantagem das parcelas baixas e fixas, bem como o apoio proporcionado pelo valor de entrada zero, que foi fundamental para concretizar seu objetivo.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega das chaves: o vice-prefeito de Bom Sucesso do Sul, Edson de Oliveira; o Deputado Estadual, Ademar Traiano; o Diretor de Programas e Projetos da Cohapar; Luis Antonio Werlang; a chefe do Escritório Regional da Cohapar de Francisco Beltrão, Tânia Bernardon; o coordenador do Escritório Regional da Cohapar de Francisco Beltrão, Maikon André Parzianello; os Prefeitos dos municípios de Renascença, Idalir Zanella e o  Prefeito de Itapejara D'Oeste, Vilmar Schmoller e o Gerente Regional da Sanepar, Jair Expedito Bozi.