Cohapar entrega 58 matrículas de regularização fundiária para famílias de Figueira

A Cohapar regularizou os imóveis e garantiu o direito à propriedade para 58 famílias do Jardim Leonor, na cidade de Figueira. A documentação foi entregue aos beneficiários nesta quinta-feira (11) em um evento realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. A titulação recebeu investimento estadual de R$ 41,4 mil e foi custeada com recursos do Fundo de Combate à Pobreza, por meio do Casa Fácil, na modalidade Escritura na Mão/Morar Legal Paraná.

Nessa vertente do programa, os municípios interessados indicam as áreas que pretendem regularizar. Após essa etapa, a Companhia de Habitação do Paraná contrata uma empresa especializada via licitação, a qual fica responsável por todos os trâmites até a entrega da matrícula averbada e registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Esse processo, feito sem custos para as famílias com renda de até três salários mínimos, confere aos beneficiários a segurança jurídica e o direito da posse da moradia.

“Esperava por isso há 28 anos, morando nesse imóvel. Hoje estamos aqui recebendo a documentação em nosso nome, é muita emoção. Agora posso arrumar tudo, mudar o que eu quiser, porque é um bem meu”, comemorou a dona de casa, Cláudia Aparecida dos Santos, 50 anos.

Para a trabalhadora do lar, Sônia Maria de Oliveira, 49 anos, que esperava pela titulação há quase uma década, receber a matrícula averbada e registrada representa segurança e tranquilidade para o futuro da família. “É uma alegria pra gente, porque comprova que o imóvel é nosso mesmo. Agora podemos ficar em paz”, enfatizou.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – O Programa Escritura na Mão/Morar Legal Paraná, coordenado pela Cohapar, está em vigência desde 2019 e contempla um conjunto de medidas jurídicas e sociais que conferem às famílias a posse e o direito legal sobre a moradia. Focada na população de menor poder aquisitivo, a titulação é totalmente custeada pelo Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, o que possibilita aos beneficiários receberem a documentação de reconhecimento de propriedade de suas casas sem pagar nada por isso.