Cohapar participa de lançamento do programa Paraná Mais Verde

O presidente da Cohapar, Jorge Lange, participou nesta segunda-feira (23) do plantio de mudas de pitangueiras junto com alunos do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato, em Pinhais. O ato simbólico faz parte de uma série de ações em alusão ao programa Paraná Mais Verde, que consiste no plantio de 413 mil mudas nativas nos 399 municípios paranaenses. 

HABITAÇÃO E SUSTENTABILIDADE – Ao comentar sobre a ação, o presidente da Cohapar lembrou que a sustentabilidade também é uma preocupação constante nos projetos de habitação popular. “Além da arborização dos conjuntos habitacionais, também há a questão das áreas degradadas por ocupações irregulares, que após a realocação das famílias passam por ações de recuperação ambiental”, afirma Lange.

PARANÁ MAIS VERDE – O primeiro plantio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em Curitiba. Ele explicou que as mudas já foram levadas a todas as escolas estaduais do Paraná. O programa ainda pode chegar a 700 mil novas árvores com a participação, no plantio, de órgãos estaduais, prefeituras e da comunidade.

O Paraná Mais Verde, afirmou o governador, é uma demonstração da estratégia do Governo de aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social. “O Paraná ganha uma nova e imensa floresta a partir de agora. Mostramos que sim, é possível aliar desenvolvimento econômico, social e ecológico”, ressaltou Ratinho Junior. “É possível preservar e crescer”, completou.

O plantio aconteceu durante todo o dia nas 2.146 escolas da rede pública estadual. A iniciativa é alusiva ao Dia da Árvore, celebrado no último sábado (21), e marca também o início da Primavera. Além das unidades escolares, são distribuídas mudas para que os alunos possam levar para casa, além da implantação de viveiros municipais e de hortas comunitárias.

ESPÉCIES – As mudas são provenientes dos 19 viveiros mantidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que produz cerca de 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa. Os viveiros ficam nos municípios de São José dos Pinhais, Morretes, Fernandes Pinheiro, Paulo Frontin, Guarapuava, Pato Branco, Salgado Filho, Toledo, Cascavel, Pitanga, Imbaú, Ivaiporã, Umuarama, Campo Mourão, Mandaguari, Ibiporã, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Paranavaí.

EMPOLGAÇÃO – Victor Hugo Gonçalves Batista, de 13 anos, da 8ª série, fazia planos de aumentar o jardim que conserva com a família em casa, ajudando o entorno a respirar melhor. “Precisamos de um planeta melhor para todos. Sem contar que a jardinagem é uma grande terapia também”, afirmou.

Rhysa Carolina Plahinsce, de 14 anos, da 9ª série, já reservou um espaço em casa para plantar a nova muda ao lado da coleção de rosas que conserva com a mãe no quintal. “Tenho flor em casa para tudo quanto é lado. Sempre é bom plantar, seja uma árvore ou uma florzinha que seja”, disse.

GALERIA DE IMAGENS