Cohapar participa do 1º Encontro Metropolitano de Gestores de Urbanismo, Planejamento e Habitação

A Cohapar participou ontem (07) do 1º Encontro Metropolitano de Gestores de Urbanismo, Planejamento e Habitação, promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba – SEDRMC e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – ASSOMEC. A política habitacional no Estado do Paraná figurou como um dos temas de debate, juntamente com os desafios e soluções em relações aos projetos e gestão de obras públicas e privadas no segmento planejamento, habitação e urbanismo.

Na oportunidade, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Jorge Lange, frisou a importância da parceria entre o poder público e entidades como o IEP, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA-PR, o Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon e outras organizações. Para ele, essa interação forma uma base e fortalece as discussões sobre os projetos que estão em desenvolvimento em todo o Estado.

Lange reforçou as inúmeras políticas estaduais de habitação que estão sendo executadas pelo órgão, dentre elas o Programa Casa Fácil e a modalidade Vida Nova, a qual prevê a desfavelização do Estado, por meio do financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no montante de R$ 1 bilhão. “Os projetos do Governo do Estado são extremamente bem estruturados e audaciosos, com metas expressivas. É um compromisso de melhorar a qualidade de vida da população por meio de moradia digna e de interesse social”.

O presidente fez ainda um comparativo de crescimento entre o Brasil e o Paraná e ressaltou a segurança habitacional como um tema prioritário do país. “Enquanto o país cresceu 2,9%, nosso Estado cresceu 7,8%, segundo os dados do Banco Central, divulgados no último mês. Um crescimento vertiginoso e traz a necessidade de nos reinventarmos. E é aqui na academia que podemos debater soluções e nos juntarmos ao poder público, para oferecermos opções que possam sanar essas questões que são de extrema relevância”, completou Lange.

O evento contou ainda com a palestra da Superintendente de Regularização Fundiária da Cohapar, Giovanna Fernandes, acerca das políticas habitacionais do Estado. O encontro, que foi realizado no Centro de Eventos do IEP e transmitidos ao vivo pelo YouTube, foi uma promoção da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo e da Câmara Técnica de Construção Civil, conta com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA-PR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU-PR, Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-PR, Associação Brasileira do Escritórios de Arquitetura – ASBEA-PR.