Cohapar sedia encontro de controladores internos do Paraná

Nesta sexta-feira (6), aconteceu na sede da Cohapar, em Curitiba, o 2.º Ciclo de Aperfeiçoamento de Controle Interno. O evento foi organizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) como forma de apoiar os controladores internos dos órgãos estaduais e dar mais transparência à aplicação dos gastos públicos.

A Cohapar sediou o evento em apoio à iniciativa, que promove mais interação entre os controladores internos dos diferentes órgãos da administração direta e indireta.

“Assim como a gestão estadual, a diretoria da Cohapar tem buscado melhorarias nas práticas de controle interno para garantir total transparência no uso do dinheiro público”, disse o presidente da companhia, Jorge Lange, durante o encontro. “Por isso, é muito importante à participação neste grupo de trabalho, sob a coordenação da CGE”, finaliza Lange.

Para a agente de controle interno da Companhia, Precila Chella Delowski, a Controladoria Geral do Estado está fazendo um excelente trabalho para melhorar os aspectos de controle e fiscalização.

“O assunto debatido hoje, sobre compartilhamento de dados e informações e prestação de contas, é uma responsabilidade que temos há cinco anos”, informa Precila. “Ter um treinamento de reciclagem como este é válido, pois nos permite ter mais autonomia para exercer de maneira efetiva essa atividade dentro da empresa”, ressalta.

Na opinião da coordenadora de Controle Interno da CGE. Luci Netska, “a pauta do evento vai ao encontro das necessidades dos agentes internos, que terão de apresentar a prestação de contas de suas secretarias entre o fim de março e o começo de abril”, explica “Sem dúvida, essa interação é um momento proveitoso para avançar em dúvidas e dificuldades que são comuns a todos”, conclui Luci.

ATRIBUIÇÕES INTERNAS – Entre as atividades executadas pelos agentes de controle interno da Cohapar, estão a realização e a fiscalização da atividade Contábil, Financeira, Orçamentária, Operacional e Patrimonial quanto à legalidade, legitimidade e economicidade, dentro dos termos da Constituição Federal.

Cabe ao controle interno ainda assegurar que a legislação externa e as regras estabelecidas pela administração sejam obedecidas, confirmar que as informações produzidas são corretas, verificar se as metas fixadas estão sendo executadas e confirmam os resultados esperados.

GALERIA DE IMAGENS