Com R$ 1,1 milhão em recursos estaduais, Cohapar viabiliza moradias para 69 famílias de Guarapuava

Na tarde desta quinta-feira (04), foram entregues as chaves da casa própria aos 69 novos moradores do Residencial Prime Cerejeiras, no município de Guarapuava. O Programa Casa Fácil, coordenado pela Cohapar, garantiu que 68 famílias recebessem subsídio de R$ 15 mil cada, para ajudar no custeio do valor de entrada, totalizando um aporte estadual de R$ 1,1 milhão. A obra é fruto da parceria entre Governo do Paraná, por meio da Cohapar, Caixa Econômica Federal e Construtora Piacentini.

O empreendimento, que recebeu mais de R$ 6,8 milhões em investimentos, possui casas com padrão arquitetônico de 47,99m², divididas em dois quartos, sala, banheiro social, cozinha e área de serviço externa, e os terrenos possibilitam ampliações futuras pelos novos proprietários. As unidades, comercializadas a partir de R$ 210 mil, puderam ser financiadas por 360 meses e as prestações variam de R$ 600 à R$ 1100,00, custo mais acessível que a média do valor de aluguel praticado no município. Além do subsídio do Casa Fácil, os beneficiários puderam usufruir ainda de descontos variáveis do programa federal Minha Casa, Minha Vida, além da possibilidade de utilizar o FGTS para abater o saldo devedor.

Para os novos moradores do residencial, a dona de casa Shayanne Veiga Correia, e o frentista, Jeferson Hutson dos Santos Soares, ambos de 28 anos, receber as chaves da imóvel é um momento de grande conquista. Os pais do pequeno Arthur, de seis anos, e à espera de mais um filho, eles agora podem deixar para trás o peso do aluguel e viver com mais segurança no sonhado lar. “Somos casados há dez anos e, desde então, pagávamos aluguel. Esse subsídio ajudou muito a realizarmos o nosso sonho de ter uma casa própria. Estamos felizes demais por isso”, comemorou ela.

Estiveram presentes na cerimônia: o prefeito de Guarapuava, Celso Gois; representando a Cohapar e o Governo do Estado do Paraná, o deputado estadual Artagão Junior; o vereador Joel Barbosa, em nome do legislativo municipal; o superintendente Executivo de Habitação de Cascavel da Caixa Econômica, José Adilson Farias; o representante da Construtora Piacentini, Amauri Aleixo; equipe técnica da Cohapar de Guarapuava; e demais autoridades e lideranças locais.

VALOR DE ENTRADA – Em sua primeira etapa, o Casa Fácil Paraná facilitou o acesso à moradia digna para 32 mil famílias paranaenses, com investimentos que somaram R$ 480 milhões em subsídios, entre 2021 e 2023. A nova fase do programa, já anunciada pelo Governo do Estado, prevê um aporte adicional de R$ 800 milhões para o atendimento de mais 40 mil famílias. Os interessados podem consultar a lista de empreendimentos disponíveis em cada município e iniciar o processo para receber o benefício no site da Cohapar.