Em Rancho Alegre, 32 famílias conquistam a casa própria por meio do Casa Fácil – modalidade Financiamento

Na manhã desta sexta-feira (19), a Cohapar entregou as chaves dos novos lares aos 32 beneficiários do empreendimento Rancho Alegre I, em evento realizado no município que deu nome ao conjunto.

Por meio do Programa Casa Fácil – modalidade Financiamento, o Estado aplicou R$ 390 mil para garantir que 26 famílias recebessem R$ 15 mil de subsídio cada, para ajudar no custeio do valor do imóvel. A obra, cujo investimento total ultrapassou a marca de R$ 3,5 milhões, é fruto da união entre o Governo do Paraná, Prefeitura de Rancho Alegre e Construtora Pellegrini.

A concessão do desconto para viabilizar a aquisição da casa própria é coordenada pela Cohapar e destina-se às famílias com renda de até três salários mínimos, que não tenham propriedade e nem tenham sido beneficiadas por outros programas habitacionais do Poder Público. As moradias são financiadas pela própria Companhia, a qual também ficou responsável pela contratação da construtora, seleção dos mutuários e pela fiscalização de todas as etapas da obra até a entrega.

A contrapartida estadual incluiu os convênios com Copel e Sanepar, no valor de R$ 143 mil, para a instalação das redes de água e energia elétrica no conjunto, sem custo adicional aos moradores. A Prefeitura Municipal, por sua vez, entrou com a doação do terreno para a construção do empreendimento e com o fornecimento de toda infraestrutura externa.

O residencial possui 32 unidades habitacionais, com padrões arquitetônicos de tamanhos variados, divididas em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa e os lotes têm dimensões que possibilitam futuras ampliações pelos proprietários. Os valores de comercialização variam conforme a metragem e a renda dos compradores. Já o financiamento junto a Cohapar poderá ser quitado em até 420 meses, com prestações entre R$ 300 a R$ 465, custo mais acessível que o preço do aluguel praticado na cidade, sem cobrança de entrada e juros de 2% ao ano.

O prefeito de Rancho Alegre, Fernando Carlos Coimbra, ressaltou a parceria entre a prefeitura, Governo do Estado, por meio da Cohapar, e a iniciativa privada, a qual garantiu imóveis de qualidade para a população do município. “A luta pra conseguir moradias não é fácil. Então, temos que valorizar todas essas pessoas e os órgãos públicos envolvidos, que pensaram no bem comum e fizeram esse momento se realizar. A pessoa mais emocionada hoje aqui sou eu”, declarou.

Para o pedreiro Leonardo Benites da Silva, 25 anos, a esposa Camila Fernandes dos Santos, 27 anos, e os filhos Davi e Isabela, a espera por uma casa terminou e o momento é de muita felicidade. “Moramos um tempo em imóvel cedido e depois de aluguel. E a prestação agora ficou bem menos que o valor do aluguel. Queremos fazer tudo do jeitinho que sempre sonhamos e já vamos mudar”, comemorou Camila.

Estiveram presentes também na cerimônia, o coordenador da Cohapar de Cornélio Procópio, representando o Governo do Estado, Vagno Valério Orias, juntamente com a equipe técnica do escritório; diretor da construtora Pellegrini, Danilo Henrique Pellegrini Souza; e demais lideranças locais.