Governo do Estado e Prefeitura de Piraquara discutem obras de infraestrutura para o Guarituba

O bairro Guarituba, em Piraquara, passa por uma extensa intervenção do poder público, com obras de habitação popular, infraestrutura, saneamento, urbanização e regularização fundiária, financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Como as obras acontecem simultaneamente e são executadas por diversos órgãos, técnicos da Cohapar, Sanepar e prefeitura se reuniram nesta semana para alinhar as ações de trabalho.

Os projetos são coordenados em diversas frentes e somam R$ 108 milhões para a inclusão social de aproximadamente oito mil famílias residentes na região. Os recursos são oriundos da União e incluem uma contrapartida de quase R$ 25 milhões do Governo do Paraná.

HABITAÇÃO – Destes investimentos, R$ 18 milhões foram aplicados diretamente na construção de 694 casas populares pela Cohapar para realocação de pessoas que residiam em áreas de risco. Neste momento, as intervenções estão focadas em obras de drenagem e pavimentação, além da construção de um Parque Ambiental nas antigas áreas ocupadas irregularmente no bairro.

Para o diretor de Obras da Cohapar, Ademir Bier, que acompanhou a reunião técnica, é importante que os órgãos atuem de forma integrada para garantir a qualidade e rapidez das obras. “Trata-se de um grande projeto de infraestrutura que acontece em uma região já consolidada do município, e que por isso demanda mais atenção de todos os envolvidos”, avalia.

SANEAMENTO – Mais de 18 quilômetros de novas redes de água e esgoto e readequações, já foram executados pela Sanepar na região. A Companhia de Saneamento trabalha agora no remanejamento de mais 25 quilômetros de redes de água e 27,5 quilômetros de tubulações de esgoto. Nesta etapa da obra, serão atendidas mais de 1.700 moradias.

“As adequações são importantes para garantir infraestrutura adequada aos moradores do Guarituba”, explica Reginaldo Prybecz, da Diretoria de Investimentos da Sanepar.