Obras de Condomínio da Terceira Idade avançam rápido em Jaguariaíva

Representantes da Cohapar estiveram em Jaguariaíva nesta quarta-feira (11) vistoriando as obras do primeiro conjunto habitacional do programa Viver Mais de todo o Paraná. O empreendimento é voltado ao atendimento da população idosa do município e está recebendo R$ 3,8 milhões me investimentos do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura.

Com 8% do cronograma executado, o condomínio deverá ser concluído até fevereiro de 2020. Segundo o superintendente de Obras da Cohapar, Fábio Ortigara, a empresa tem acompanhado atentamente todas as etapas do trabalho. “O modelo utilizado em Jaguariaíva será replicado em dezenas de outros municípios paranaenses, por isso a importância de que tudo seja feito com a maior qualidade possível”, afirma Ortigara.

O PROJETO – O modelo arquitetônico das casas prevê uma série de adequações para atender as necessidades específicas dos futuros moradores. Cada imóvel possui um quarto, sala, cozinha e banheiro, para uso de idosos solteiros ou casados.

A estrutura do condomínio contará com ambulatório para atendimentos médicos básicos, guarita e sala de administração, sistemas de geração de energia solar, captação de águas das chuvas e implantação de poço artesiano. A manutenção será feita por funcionários da prefeitura, que também prestarão atendimento periódico aos moradores.

Também serão construídas uma academia ao ar livre, praça de convivência, biblioteca, sala de informática, horta comunitária, salão de festas e atividades e quiosques para a prática de jogos para os residentes e visitantes.

VIVER MAIS – O programa faz parte de uma série de novas ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado no setor de habitação popular, sob a coordenação da Cohapar. A intenção é viabilizar a construção de 540 moradias para pessoas de baixa renda na faixa da terceira idade em todas as regiões paranaenses até o fim de 2019, com perspectivas de ampliação das contratações em 2020.

Por enquanto, além da cidade, apenas Foz do Iguaçu já conta com um conjunto em construção nos mesmos moldes. Para o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, é um orgulho para a administração municipal receber o projeto piloto do Viver Mais.

“Ao saber da oportunidade do programa, a prefeitura ofereceu a doação da área como contrapartida”, informa. “Somos muito gratos ao Governo do Estado por esse projeto ser instalado pioneiramente em Jaguariaíva”, finaliza o prefeito.