Obras de moradias para famílias carentes avançam na região Noroeste

Técnicos da Cohapar vistoriaram nesta sexta-feira (10), na região de Campo Mourão, a construção de 73 casas populares. As obras fazem parte do programa Nossa Gente, realizado pela companhia em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Os empreendimentos dos três municípios estão com cerca de 80% do cronograma executado e a perspectiva de entrega é para o primeiro semestre de 2020.

“Todas as cidades estão com o cronograma sem nenhum atraso e estamos contentes pela qualidade das obras”, comenta o coordenador regional da Cohapar Ben-Hur de Souza.  “Os munícipes vão até obra acompanhar evolução das casas, principalmente por serem famílias carentes que aguardam muito por essa entrega”, conclui.

O programa é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o valor integral dos imóveis é subsidiado pelo programa. As famílias beneficiadas são escolhidas dentro de grupos já atendidos por ações sociais do Nossa Gente nos municípios, cujo cadastro é mantido pela prefeitura.

INVESTIMENTOS – Em Corumbataí do Sul e Barbos Ferraz, os investimentos são de R$ 1,6 milhão para cada município, sendo 30 unidades em cada cidade. Em Quinta do Sol, o investimento é de R$ 700 mil para a construção de 13 moradias. As unidades possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O PROGRAMA – O Nossa Gente, conhecido anteriormente como Família Paranaense, possui duas modalidades no âmbito habitacional: requalificação urbana, com foco na construção e reforma de moradias, obras de infraestrutura, urbanização e regularização fundiária; e redução de déficit habitacional, cujo objetivo é a realocação de famílias que vivem em locais impróprios ou irregulares para novas moradias.

As obras são executadas em tempo reduzido, com cronogramas que vão de quatro a seis meses de prazo para conclusão após a assinatura da ordem de serviço. Outras 45 cidades contam com projetos habitacionais do programa.