Secretaria de Habitação fará consulta pública dentro do Programa Vida Nova

Dentro das ações do Governo do Paraná para oferecer moradias dignas às famílias em situação de vulnerabilidade social (principalmente aquelas residentes em assentamentos precários ou mesmo favelas), o destaque fica para o Programa Vida Nova, coordenado pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação. Em Umuarama o projeto será apresentado às 14h no Anfiteatro Haruyo Setogutte na próxima sexta-feira (28), em consulta pública que contará com a participação de secretários municipais, líderes religiosos, instituições de ensino e representantes de órgãos da saúde e demais órgãos do Estado. Gilmar Carlos Garcia, secretário municipal de Habitação, conta que a consulta pública é um momento importante para apresentar os detalhes do programa, que é uma parceria do Estado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). “Representantes da Cohapar vão falar sobre questões diversas como logística, aspectos legais, necessidades e documentações, entre outros pontos. Eles também vão falar sobre áreas de intervenção passíveis de permanência ou remanejamento e principalmente sobre como podemos melhorar a qualidade de vida da população, investindo em saúde, educação, trabalho, meio ambiente e ações comunitárias”, explica. O prefeito Celso Pozzobom também vai participar da consulta pública, que será transmitida via internet pelo YouTube da Cohapar. “Seguramente este programa é muito especial, porque ele busca privilegiar às famílias que mais necessitam de uma residência, que vivem áreas de ocupações irregulares, insalubres, suscetíveis a alagamentos, inundações e/ou riscos ao meio ambiente”, observa. O programa Vida Nova está sendo implantado em várias cidades do Paraná e a participação ativa de todas as pessoas envolvidas nesse processo, desde técnicos e representantes das secretarias e prefeituras, até famílias que desejam conquistar uma residência. “Por meio do engajamento contínuo e da colaboração entre todas as partes envolvidas, será possível transformar a vida das famílias beneficiadas e promover um ambiente de desenvolvimento e bem-estar para a comunidade”, finaliza Jorge Luiz Lange, diretor-presidente da Cohapar.

Veja Matéria completa aqui: