Casas populares são entregues a famílias de Quedas do Iguaçu, no Oeste do Estado

21/05/2020
Representantes da Cohapar, da Itaipu Binacional e da prefeitura de Quedas do Iguaçu entregaram nesta quarta-feira as chaves de 20 casas populares a famílias carentes de Quedas do Iguaçu, na região Oeste do Paraná. A construção do conjunto recebeu 1 milhão e 300 mil reais em investimentos da Itaipu para custear integralmente o valor dos imóveis, que foram repassados de graça aos beneficiários. As moradias possuem 32 metros quadrados, com unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externo, além de já preverem a possibilidade de ampliações. O projeto foi desenvolvido pela Cohapar e contou com as parcerias da Copel e Sanepar. As empresas foram responsáveis pela instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto do conjunto residencial sem custo aos moradores. A prefeitura de Quedas do Iguaçu contribuiu com a doação dos terrenos e obras de infraestrutura complementar para atendimento da nova comunidade formada no local. De acordo com o prefeito de Quedas do Iguaçu, Anelson Ubialli, o projeto ajuda na melhoria da qualidade de vida da parcela mais carente da população local. // SONORA ANELSON UBIALLI // Para a coordenadora regional da Cohapar, Vanessa Gois, a entrega do empreendimento acontece em boa hora para as famílias. // SONORA VANESSA GOIS // A família do pedreiro Edilson Souza Leal, de 49 anos, foi uma das contempladas na cidade. Ele conta que, com os problemas de saúde da esposa e a pandemia do coronavírus, o alívio com a saída do aluguel tem um peso grande. // SONORA EDILSON LEAL // A entrega das chaves das casas foi realizada individualmente para evitar aglomerações. Além disso, tanto os técnicos quanto as famílias beneficiadas utilizaram máscaras e fizeram a higienização com álcool em gel, seguindo protocolo determinado pelo Governo do Estado para evitar risco de contaminação pela Covid-19. O convênio do Cohapar com a Itaipu Binacional envolve a construção de conjuntos habitacionais em 18 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Os investimentos somam quase 20 milhões de reais em recursos da usina para o atendimento de 365 famílias em situação de vulnerabilidade social, indicadas pelas prefeituras. (Repórter: Rodrigo Arend)