Famílias de Teixeira Soares, no Centro-Sul do Estado, recebem novas moradias

28/05/2020
Quarenta e nove famílias de Teixeira Soares, município da região Centro-Sul do Paraná, receberam nesta quinta-feira as chaves de novas moradias construídas pelo Governo do Estado. Elas integram um grupo de pessoas carentes previamente cadastradas no programa Nossa Gente Paraná, voltado à assistência de famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto envolveu cerca de 2 milhões e 500 mil reais de investimentos do Tesouro Estadual por meio de um trabalho integrado entre a Cohapar e a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, que coordena o programa. Os recursos foram utilizados para custear todo o valor dos imóveis, que foram repassados sem qualquer custo aos novos proprietários. As casas populares possuem modelos com 32 metros quadrados, também com unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. A entrega das casas foi feita individualmente para evitar aglomerações seguindo protocolo de saúde e segurança para evitar riscos de contaminação pela Covid-19. De acordo com o chefe do escritório regional da Cohapar de Ponta Grossa, Ary Ribeiro Filho, o cuidado de saúde foi tomado desde a execução das obras até a entrega das chaves. // SONORA ARY FILHO // Uma das beneficiárias, a diarista Marieli Ribas, de 32 anos, pretende usar o dinheiro que gastava de aluguel com a família. // SONORA MARIELI RIBAS // Para viabilizar as obras, a iniciativa contou ainda com contrapartidas da Prefeitura de Teixeira Soares, que incluíram a doação dos terrenos, obras de terraplanagem e pavimentação. O município ainda aprovou a isenção da cobrança de IPTU durante cinco anos. Os proprietários também tiveram isenção de cobranças para instalação das ligações das redes de energia elétrica, água e esgoto, por meio da participação da Copel e Sanepar no projeto. (Repórter: Rodrigo Arend)