Famílias são realocadas de áreas de risco para casas populares, em São Miguel do Iguaçu, na região Oeste

30/07/2020
Vinte famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, mudaram nesta quinta-feira para novas moradias na cidade. Elas residiam em uma área de risco no município e receberam as casas populares sem precisar gastar nada. Foi investido o recurso de 1 milhão e 300 mil reais da Itaipu Binacional no projeto, que contou com a participação do Governo do Estado e da prefeitura de São Miguel do Iguaçu. As unidades habitacionais têm de 32 a 49 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. O projeto arquitetônico prevê a possibilidade de ampliações futuras. As contrapartidas estaduais incluíram a assessoria técnica da Cohapar e parcerias da Copel e Sanepar, que estabeleceram convênios para a instalação gratuita das redes de abastecimento de água, rede coletora de esgoto e ligações de energia elétrica do conjunto habitacional. A entrega das chaves foi de maneira individual para evitar aglomeração. Todos os protocolos de saúde e segurança determinados pelo Governo do Estado para evitar riscos de contaminação pela Covid-19 foram seguidos. Na avaliação do prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudiomiro Dutra, a parceria com o Governo do Estado e a Itaipu foram fundamentais para a promoção da inclusão social das 20 famílias, além de ser um incentivo à economia local. // SONORA CLAUDIOMIRO DUTRA // O dinheiro ganho com o emprego em um frigorífico de frangos era insuficiente para que Adriano da Silva, 30 anos, pudesse se mudar da casa onde ele morava com a esposa e os quatro filhos em uma comunidade carente da cidade. Ele afirma que a situação era complicada e a vida da família agora muda para melhor. // SONORA ADRIANO DA SILVA // O convênio da Cohapar com a Itaipu Binacional envolve a construção de conjuntos habitacionais em 18 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Os investimentos somam quase 20 milhões de reais em recursos da usina para o atendimento de 365 famílias em situação de vulnerabilidade social indicadas pelas prefeituras. A chefe do escritório regional da Cohapar, Lucilei Marchiori, explica que os municípios contemplados tinham autonomia para definir o público a ser atendido. // SONORA LUCILEI MARCHIORI // Os terrenos em São Miguel do Iguaçu foram doados pelo município, que também contribuiu com a isenção de taxas e impostos municipais para os moradores, como o IPTU. Também estão previstas pela prefeitura obras de infraestrutura a serem realizadas nos próximos meses, como calçamento e pavimentação, para atender a necessidade da comunidade. (Repórter: Rodrigo Arend)