Governador Ratinho Junior vistoria obras no Condomínio do Idoso de Foz do Iguaçu

17/02/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta terça-feira as obras do Condomínio do Idoso de Foz do Iguaçu, no bairro Três Lagoas. A obra alcançou 85% de execução neste mês de fevereiro. São 40 casas exclusivas para moradores da terceira idade em formato de loteamento fechado e sob um programa de aluguel social. O investimento da Cohapar na segunda unidade do programa Viver Mais Paraná atingiu quatro milhões, duzentos e noventa mil reais. O governador Ratinho Junior destacou que as obras devem ficar prontas em 90 dias e também citou as inovações do programa. //SONORA RATINHO JUNIOR// Para Ratinho Junior, a ideia de criar o projeto em formato de condomínio ajuda a reduzir o custo de vida do idoso, para que ele viva em um lugar confortável e conviva com outros idosos. //SONORA RATINHO JUNIOR. Segundo o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o papel da prefeitura é apoiar os grandes investimentos do Governo do Estado, em especial na área social. //SONORA CHICO BRASILEIRO// As casas têm 42 metros quadrados e foram construídas em duplas, conjugadas. São em alvenaria, inclusive a laje, levando em consideração as necessidades climáticas do bairro Três Lagoas, às margens do Lago de Itaipu, e de durabilidade. Os imóveis têm sala, cozinha, um quarto e banheiro, além de uma lavanderia externa, projetados para abrigar um idoso ou um casal. As unidades também serão entregues com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o idoso iniciar a mudança de imediato. Há três grandes particularidades para atender o perfil: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos contarão com rampas, pensando também em uma rotina com cadeira de rodas. Há, ainda, uma horta comunitária elevada com boa estrutura de concreto e floreiras, academia ao ar livre, quiosque, bancos de repouso e um centro de convivência com biblioteca, cozinha com churrasqueira, dois banheiros, sala administrativa, salão de jogos e espaço de atendimento médico. O complexo é fechado com muros e conta com portão e guarita. A administração será da prefeitura. A obra começou em agosto de 2019 e ocupa uma área total de 11 mil e 500 metros quadrados, próxima ao principal acesso da “prainha de Foz”. A iniciativa do Paraná é organizada a partir de um aluguel social de 15% do salário-mínimo, R$ 156,75. Nessa parceria, a prefeitura de Foz do Iguaçu será responsável por atendimento médico, fisioterapia, psicologia, e, eventualmente, disponibilizar uma unidade móvel para acompanhamento dos moradores. Uma das ideias é promover, também, aulas de artesanato e pintura. A Cohapar autorizou no final de 2020 o início das obras de construção. Os imóveis são voltados a famílias com renda mensal de um a seis salários mínimos. O investimento do Governo do Estado é de oito milhões e 200 mil reais. Os imóveis são financiados com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. As inscrições estão abertas pelo site da Cohapar e a comercialização das unidades iniciará a partir da conclusão do empreendimento. Serão chamadas, então, as famílias que se cadastraram até aquele momento com prioridade de atendimento conforme critérios da política estadual de habitação. (Repórter Sérgio Aguiar).