Cohapar entrega 68 novas moradias na região Noroeste

Mais 48 famílias da região Noroeste do Paraná receberam nesta quinta-feira (19) as chaves de novas casas populares. Os projetos beneficiaram 24 famílias de Xambrê e outras 24 de Francisco Alves, que se somam a outras 20 de Mariluz que foram contempladas na quarta-feira (18).

As 68 unidades habitacionais totalizam um investimento de R$ 3,7 milhões do Governo do Estado por meio do programa Nossa Gente Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com a Cohapar e prefeituras. O projeto é destinado a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, previamente cadastradas no programa pelas administrações municipais.

“Todas as famílias receberam casas novas gratuitamente e, com isso, vão sair de condições precárias para moradias dignas, com toda a infraestrutura que elas precisam e merecem”, comenta o chefe do escritório regional da Cohapar Raimundo Afonso.

CONQUISTAS – Para Cecilia Rodrigues, de 27 anos, nova moradora do Residencial Jardim Novo Horizonte, em Mariluz, a casa própria é uma das melhores conquistas da vida.  “Depois de ter o primeiro filho, a maior felicidade  do mundo é ter uma casa”, comemora. “Eu e minha família morávamos de aluguel agora com esse dinheiro vamos poder investir mais na gente e na casa”, finaliza Cecilia.

Para o prefeito de Mariluz, Nilson Cardoso, a sensação é de dever cumprido com a conclusão do empreendimento. “Nosso município ainda possui muitas necessidades e participar de uma ação como essa é gratificante para a nossa administração”, afirma.

VANTAGENS – Os moradores recebem, por meio de parcerias com a Copel e Sanepar, a instalação gratuita das redes e padrões de energia elétrica e das ligações de água e esgoto. Os terrenos são doados pelas prefeituras para a execução das obras.

“Essas ações só são possíveis por meio da união, é gratificante participar deste trabalho integrado”, compartilha o prefeito de Xambrê, Waldemar dos Santos.

PRECAUÇÃO - Por causa das medidas preventidas relacionadas à pandemia do COVID-19 (Coronavírus), a entrega das chaves foi feita diretamente às famílias, de forma individual e em ambiente aberto, conforme determinação do Governo do Estado para evitar aglomerações.