Famílias de São Miguel do Iguaçu são realocadas de áreas de risco para casas populares

Confira o áudio desta notícia

Vinte famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social em São Miguel do Iguaçu, mudaram nesta quinta-feira (30) para novas moradias construídas pelo poder público na cidade, na região Oeste do Paraná. Elas residiam em uma área de risco no município e receberam as casas populares sem precisar gastar nada.

As unidades habitacionais têm de 32 a 49 metros quadrados e contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externo, além de preverem em seus projetos arquitetônicos a possibilidade de ampliações futuras. Foram investidos R$ 1,3 milhões em recursos da Itaipu Binacional no projeto, que contou com a participação do Governo do Estado e da Prefeitura de São Miguel do Iguaçu.

TRABALHO INTEGRADO – As contrapartidas estaduais incluíram a assessoria técnica da Cohapar e parcerias da Copel e Sanepar, que estabeleceram convênios para a instalação gratuita das redes de abastecimento de água, rede coletora de esgoto e ligações de energia elétrica do conjunto habitacional.

Os terrenos foram doados pela administração municipal, que também contribuiu com a isenção de taxas e impostos municipais para os moradores, como o IPTU. Também estão previstas pela prefeitura obras de infraestrutura a serem realizadas nos próximos meses, como calçamento e pavimentação, para atender a necessidade da comunidade.

Na avaliação do prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudiomiro Dutra, a parceria com o Governo do Estado e a Itaipu foram fundamentais para a promoção da inclusão social das 20 famílias beneficiadas, além de ser um incentivo à economia local. “São pessoas que moravam na beira da estrada, e que a partir de agora vão ter uma qualidade de vida melhor e até mais saúde”, declara. “Temos ainda a geração de emprego nas obras, além de mais dinheiro circulando na cidade com a compra de material e o investimento das próprias famílias nas suas moradias”, conclui.

SEGURANÇA E TRANQUILIDADE – O dinheiro ganho com o emprego em um frigorífico de frangos era insuficiente para que o Adriano da Silva, de 30 anos, pudesse se mudar da casa onde ele morava com a esposa e os quatro filhos em uma comunidade carente da cidade. “Foram seis anos vivendo na favela, sempre com medo de um carro cair em cima da casa, porque a gente morava na beirada do asfalto, e sempre que chovia quebrava o telhado, então era bem complicado”, revela.

Para ele, o projeto não significou apenas a conquista de uma casa própria, mas a tranquilidade necessária para trabalhar. “Agora eu vou poder sair pra trabalhar tranquilo, porque eu sei que os meus filhos vão ter um teto bom, um quarto só pra eles, com móveis novos que eu fiz questão de comprar com muito suor”, comemora Adriano.

ITAIPU – O convênio da Cohapar com a Itaipu Binacional envolve a construção de conjuntos habitacionais em 18 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Os investimentos somam quase R$ 20 milhões em recursos da usina para o atendimento de 365 famílias em situação de vulnerabilidade social indicadas pelas prefeituras.

A chefe do escritório regional da Cohapar Lucilei Marchiori explica que os municípios contemplados tinham autonomia para definir o público a ser atendido. “Com estes investimentos, a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu procurou a ajuda do Governo do Estado e realizou uma triagem, priorizando o atendimento destas famílias, que estavam em situação de risco social, sem as condições sanitárias e de segurança básicas onde elas moravam”, afirma.

MEDIDAS DE SEGURANÇA – A entrega das chaves foi de maneira individual para evitar aglomeração. Todos os protocolos de saúde e segurança determinados pelo Governo do Estado para evitar riscos de contaminação pela Covid-19 foram seguidos.