Projeto de casas populares da Cohapar é concluído em Barbosa Ferraz

Nesta terça-feira (24), técnicos da Cohapar e da Prefeitura de Barbosa Ferraz entregaram as chaves de casas populares a 30 famílias carentes da cidade, na região de Campo Mourão. A entrega foi feita de maneira individual e todas as medidas de higienização e segurança foram tomadas como prevenção ao COVID-19 (Coronavírus).

"A entrega foi feita diretamente no conjunto, seguindo todas as orientações sobre questões de higienização", explica o chefe do escritório da Cohapar em Campo Mourão, Paulo Sovinski. "As casas foram executadas pela construtora licitada dentro do cronograma de quatro meses inicialmente previsto, o que garantiu o atendimento rápido às famílias”, completa Sovinski.

UNIDADES – As moradias têm modelos de 32 e 38 metros quadrados, com unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa.

O projeto faz parte do programa Nossa Gente Paraná, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com a Cohapar. O foco são pessoas de baixa renda que moram em áreas de risco, ocupações irregulares ou que pagam aluguel.

Segundo o prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi, o projeto dá melhores condições de vida às pessoas beneficiadas, inclusive sanitárias, em um momento em que elas devem ficar de quarentena nos imóveis. “São pessoas que realmente precisam, pois viviam em casas com problemas estruturais, inclusive algumas até caindo. É um sonho realizado poder proporcionar para elas um lar com qualidade".

ISENÇÃO DE SERVIÇOS – O projeto de Barbosa Ferraz contou ainda com a instalação subsidiada das redes e padrões de energia elétrica pela Copel, e das ligações de água e esgoto pela Sanepar. Além da isenção do pagamento de IPTU durante cinco anos para os proprietários. O município realizou a doação do terreno e também melhorias nos acessos as casas.

NOSSA GENTE PARANÁ – Até o momento, 101 casas do programa social já foram entregues e há 979 em construção. Elas totalizam R$ 77 milhões de investimentos do tesouro estadual no âmbito da habitação dentro do Nossa Gente Paraná.