Visitas técnicas garantem qualidade de conjuntos habitacionais

Confira o áudio desta notícia

Técnicos da Cohapar fizeram nesta semana as primeiras visitas técnicas aos canteiros de obras de dois novos conjuntos habitacionais na região de Maringá. A etapa inicial do trabalho de fiscalização aconteceu em Marumbi, onde estão em construção 50 casas populares, e em Flórida, que recebe outras 32 unidades.

Os projetos fazem parte do programa Nossa Gente Paraná e são coordenados de forma conjunta pela Cohapar e a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, em parceria com as prefeituras. Juntos, os empreendimentos receberam R$ 5,1 milhões de investimentos em recursos obtidos pelo Governo do Estado por meio de um financiamento internacional junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo o chefe do escritório regional da Cohapar em Maringá, Djalma Timóteo, a inspeção é importante para que as casas sigam os critérios de qualidade estabelecidos pelo Governo do Estado. “Nesta primeira etapa, vistoriamos a patamarização dos terrenos, o que inclui a regularização dos lotes e o aterramento da área, ações que garantem a qualidade da obra”, explica.

PARCERIAS – As ações de redução do déficit habitacional que acontecem dentro do Nossa Gente Paraná e abrangem duas politicas públicas principais: habitação e assistência social, sendo que a segunda conta com a atuação direta dos técnicos municipais.

“Há uma preocupação com o acolhimento das famílias que são selecionadas pela comunidade que já reside na área onde o empreendimento está sendo instalado. Por isso, a presença da equipe técnica e social da prefeitura é fundamental para trabalharmos esta questão”, explica a chefe do escritório regional da Cohapar em Apucarana, Elisângela de Araújo.

ALCANCE – Destinados à população mais vulnerável do Estado, os projetos vinculados ao Nossa Gente Paraná envolvem investimentos de mais de R$ 104 milhões para a construção de 1.454 moradias. Destas, 509 foram entregues e as outras 945 seguem em ritmo normal de construção.