Novas casas vão atender famílias em distrito de Cafezal do Sul

02/03/2021
O Governo do Estado, por meio da Cohapar, está construindo dez casas populares no distrito de Jangada, no município de Cafezal do Sul, que vão ser destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade. A entrega da obra está prevista para maio. As moradias do novo residencial Cafezal I serão subsidiadas integralmente pelo poder público, com investimento de 875 mil reais, recursos oriundos de financiamento articulado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho junto ao BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os futuros beneficiários serão contemplados com uma casa no valor de 87 mil reais. De acordo com o chefe regional da Cohapar de Umuarama, Raimundo Afonso, a obra foi vistoriada recentemente. A visita técnica ocorreu na semana passada e contou com a participação dos representantes do BID, Secretaria da Justiça e prefeitura. //SONORA RAIMUNDO AFONSO// O empreendimento faz parte do programa Casa Fácil Paraná e está sendo executado pela construtora Implantec, contratada via licitação pela Cohapar pelo critério de menor preço. O projeto construtivo foi elaborado pela companhia, que também fiscaliza a execução da obra. As unidades habitacionais são compostas por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com modelos de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência, conforme cota prevista na política estadual de habitação. O prefeito Mario Kazuo da Silva, afirmou que é um projeto que já trouxe benefícios para a população e para o município antes mesmo de estar concluído, por exemplo, a geração de emprego. //SONORA MÁRIO KAZUO DA SILVA// À administração municipal coube a doação da área para a construção dos imóveis, a terraplanagem, a triagem e o acompanhamento social das famílias beneficiadas. A participação do Governo do Estado envolve também a instalação subsidiada dos padrões de energia elétrica pela Copel e fornece os materiais necessários para a instalação das redes de água e esgoto via Sanepar.