Governança Corporativa

Governança Corporativa

Governança corporativa é um sistema de princípios, regras, estruturas e processos que orientam, monitoram e controlam a atuação organizacional.
Fundamentada na transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade, a Governança assegura a integridade, o equilíbrio de
interesses e a geração de valor sustentável, por meio da aplicação de práticas de liderança, estratégia e controle, com o objetivo de entregar bons resultados à sociedade.

O modelo de governança corporativa da Cohapar baseia-se no Código de
Melhores Práticas de Governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC e no Referencial Básico de Governança Organizacional do Tribunal de Contas da União – TCU, e tem por objetivo orientar as práticas de gestão da Companhia segundo esses princípios, de modo a assegurar decisões transparentes e alinhadas ao interesse público, contribuindo para o uso eficiente dos recursos e para o desenvolvimento e fortalecimento das políticas habitacionais do Estado.

Conheça a Estrutura de Governança da Cohapar

A estrutura de governança da Cohapar demonstra como a empresa se organiza, funciona, é dirigida e controlada. Tal estrutura possui diferentes níveis de responsabilidade, que devem funcionar de forma orquestrada para o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa.

 


Estrutura de Governança da Cohapar

Governança

 

​ Governança Corporativa

No topo da Governança estão os órgãos de controle externo e fiscalização, como Tribunal de Contas e Controladoria Geral, sendo o controle social realizado pelos cidadãos e partes interessadas.

 

​ Governança Corporativa

As instâncias internas de Governança da Cohapar estão concentradas no nível estratégico da organização, compreendidas pela Assembleia de Acionistas, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria.

Esses órgãos são auxiliados tecnicamente pelas instâncias de apoio, como: Núcleo de Governança, Risco e Compliance, Unidade de Controle Interno, Secretaria-Geral, Comissão de Ética e Comissão Especial de Processamento de Denúncias de Assédio Moral -
COPAM.

 

​ Governança Corporativa

Na base da estrutura se encontram os níveis tático e operacional, onde se concentram as atividades cotidianas executadas pelos Departamentos e Divisões e supervisionadas pelas Gerências e Superintendências.

 

 

Instâncias Internas de Governança
A estrutura de Governança da Companhia é composta por:

 

 

 

 

Instâncias Internas de Apoio à Governança
São instâncias internas de apoio à governança da Cohapar:

Núcleo de Governança, Risco e Compliance

Núcleo responsável por prestar apoio e assessoramento direto ao Diretor-Presidente e à Alta Administração nos temas relacionados à governança, gestão de riscos, conformidade, transparência e acesso à informação.

SAIBA MAIS +
 

 

Unidade de Controle interno

Unidade responsável por avaliar os controles internos da Companhia quanto a sua funcionalidade e adequação e assegurar a observância à legislação e às normatizações internas estabelecidas pela Administração.

SAIBA MAIS +
 

 

Secretaria-Geral

Unidade que atua no assessoramento aos órgãos de deliberação colegiada da Cohapar, prestando o apoio operacional necessário ao cumprimento de suas atribuições.

SAIBA MAIS +

 

 

 

Comissão de Ética

Instância exclusivamente orientativa e consultiva no que diz respeito aos assuntos éticos no âmbito da Cohapar. Compete à Comissão de Ética prestar orientações em relação a condutas
previstas no Código de Ética, Conduta e Integridade da Cohapar.

SAIBA MAIS +
 

 

  COPAM

Comissão Especial de Recebimento de Denúncias de Assédio Moral - Instância que tem por finalidade o recebimento e trâmite sigiloso de denúncias de assédio moral. A COPAM é uma comissão paritária formada por funcionários indicados pela empresa e pelos
sindicatos representantes dos empregados.

SAIBA MAIS +