Em Assis Chateaubriand, 200 famílias recebem casas de baixo custo

200 familias a partir desta sexta feira (20) passam a morar no Residencial Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, região Oeste do Estado. O projeto Minha Casa Mnha Vida atende pessoas que moram em áreas de risco ou de aluguel. O trabalho é executado de maneira integrada entre o Governo do Estado com o Governo Federal e a Prefeitura. O empreendimento está situado no loteamento Bem Viver, as moradias custam em média R$ 70 mil reais cada.

"A obra cumpriu o cronograma de 24 meses e foi executada pela construtora Cidade Bela, via licitação pela Cohapar. Os imóveis têm modelos de 44 e 45 metros quadrados e contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa", explica o coordenador da regional da companhia Gerson Paranhos.

PROGRAMA - O empreendimento foi destinado a famílias com renda mensal de até R$ 1.800. O Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), gerido pelo Governo Federal, custeia 90% do valor do imóvel, enquanto o restante é pago pelos moradores em 120 parcelas mensais de R$ 80 a R$ 270. A seleção das famílias beneficiadas é feita por meio do sistema de cadastro da Cohapar, com aprovação de crédito pela Caixa Econômica Federal.tá

A prioridade é para pessoas em maior grau de vulnerabilidade social, como residentes em áreas de risco, desabrigados e famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar.

SERVIÇOS GRATUITOS - Além de arcarem com somente 10% do valor total do imóvel, as famílias também recebem como contrapartidas do Governo do Estado a instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto gratuitamente, por meio de parcerias com a Copel e Sanepar.

"Esse trabalho feito em conjunto traz felicidade para todos, percebemos nos rostos das crianças a alegria quando a família recebe a chave. Essas casas vieram ao encontro com uma necessidade do nosso município, que é proporcionar cada vez mais moradias dignas", compartilha o prefeito, João Pegoraro.

COMO PARTICIPAR – Quem tem interesse em participar dos processos de seleção para as casas populares deve se inscrever no site www.cohapar.com.br/cadastro. A validade das inscrições é de dois anos e as informações devem sempre ser mantidas atualizadas.

PREVENÇÃO - Por causa das medidas preventivas relacionadas à pandemia do COVID-19 (Coronavírus), a entrega das chaves foi feita diretamente às famílias, de forma individual e em ambiente aberto, conforme determinação do Governo do Estado para evitar aglomerações.