Governador Ratinho Junior autoriza a construção de Condomínio do Idoso em Ponta Grossa

22/02/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou, nesta segunda-feira, a ordem de serviço para a construção de um Condomínio do Idoso em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Ele será composto por 40 moradias destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, que poderão usufruir de um amplo espaço com estrutura de saúde, lazer e acompanhamento social pagando apenas um aluguel social. Com o projeto, o Governo do Paraná vai investir mais quatro milhões e 400 mil reais em recursos do tesouro estadual em Ponta Grossa, por meio do programa Viver Mais. As obras serão executadas pela construtora Pizolato, contratada via processo licitatório da Cohapar, que vai fiscalizar todas as etapas de construção. Com a assinatura da ordem de serviço, só é aguardada a liberação do alvará pela prefeitura, para então dar início da obra, que tem previsão para ficar pronta em até 12 meses. Ratinho Junior enalteceu a iniciativa.// SONORA RATINHO JUNIOR.// As casas de alvenaria terão 42 metros quadrados e serão construídas em duplas, conjugadas. Os imóveis têm sala, cozinha, um quarto e um banheiro, além de uma lavanderia externa. As unidades também serão entregues com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o idoso iniciar a mudança de imediato. Há três grandes particularidades para atender o perfil: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos contarão com rampas, pensando também em uma rotina com cadeira de rodas. Este também será o primeiro condomínio que contará com uma piscina aquecida para a prática de hidroginástica. Entre outros espaços, os futuros moradores terão acesso à academia, biblioteca, sala de informática e ambulatório básico, conforme explicou o presidente da Cohapar, Jorge Lange.// SONORA JORGE LANGE.// Como contrapartida para viabilização do empreendimento, a Prefeitura de Ponta Grossa fez a doação do terreno, de 10 mil e 500 metros quadrados localizado no bairro Cará-Cará. A prefeita Elizabeth Schmidt contou que a administração municipal também será responsável pela realização de acompanhamentos médicos e sociais periódicos aos futuros moradores.// SONORA ELIZABETH SCHMIDT.// O modelo utilizado nos projetos substitui a tradicional comercialização ou repasse dos imóveis definitivamente às famílias pelo sistema de aluguel social. Com isso, as moradias serão redirecionadas a outros beneficiários no futuro, após a sua desocupação, o que permite um caráter permanente de atendimento à população da terceira idade na cidade. Os interessados ou familiares podem fazer as inscrições para seleção das unidades pelo site cohapar.pr.gov.br/cadastro. Podem participar pessoas sozinhas ou casais com renda mensal de um a seis salários mínimos e que não possuam casa própria. O primeiro condomínio para idosos foi entregue em Jaguariaíva e, além de Ponta Grossa, há obras em andamento em Foz do Iguaçu, Irati e Prudentópolis. Cascavel, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá e Telêmaco Borba também serão contemplados e o objetivo é chegar à contratação de 21 empreendimentos. (Repórter: Wyllian Soppa)