Casas populares são entregues a 50 famílias de Nova Aurora

Cinquenta famílias de Nova Aurora, na região Oeste do Paraná, receberam nesta sexta-feira (8) as chaves de casas populares construídas em um trabalho integrado do Governo do Estado com o governo federal e a prefeitura.

PREVENÇÃO – Como forma de evitar riscos de contágio pela Covid-19, a entrega seguiu todos os protocolos de saúde e segurança para preservar a saúde dos técnicos e beneficiários. Todos os envolvidos utilizaram máscaras e respeitaram medidas de distanciamento, com as entregas sendo feitas a cada família individualmente para evitar aglomerações.

As moradias foram entregues a famílias com renda de um a seis salários mínimos, que pagarão prestações mensais reduzidas de financiamento imobiliário, que não comprometem mais do que 30% do orçamento familiar. As unidades variam de 38 a 50 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa.

PROJETO – A construção do empreendimento imobiliários recebeu R$ 3,2 milhões de investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), financiados pela Caixa Econômica Federal. O projeto contou com a assessoria técnica da Cohapar, parcerias da Copel e Sanepar para obras das redes de energia elétrica, água e esgoto do residencial, além de obras de infraestrutura complementares e doação dos terrenos pela Prefeitura de Nova Aurora.

“O município doou o terreno, que custa praticamente o valor da casa, com toda a infraestrutura, ruas, calçamento poliédrico e galerias”, informou o prefeito Pedro Leandro Neto, que ainda destacou a homologação, por parte da Cohapar, de um processo licitatório para a construção de outras 18 casas no distrito de Marajó. “Em breve, mais essa obra estará sendo entregue à população”, declarou.

ATENÇÃO SOCIAL – De acordo com o coordenador regional da Cohapar Gerson Paranhos, a entrega das casas populares é especialmente importante pelo momento de pandemia, em que a condição de moradia é uma questão de saúde. “Além de todas as questões de saúde, as demais áreas do governo estadual continuam atuando para garantir a atenção social à população paranaense”, afirma.

SONHO REALIZADO – Para Natali Garcia, que recebeu uma das casas, a sensação é de sonho realizado. “Quero agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, que nos deu a oportunidade de adquirir uma casa própria”, comenta. “É um sonho que finalmente saiu do papel e se tornou realidade e também nos dá mais segurança pra cuidar da família”, termina Natali.